![](https://alumni.unesp.br/images/1476397026/unesp_reitoria_1542048047345.jpg)
O Center for World University Rankings (CWUR) divulgou o mais recente ranking universitário do mundo. Das 20 universidades brasileiras que participam da lista, a UNESP é a quarta colocada.
Na classificação geral, a UNESP ficou em 372º lugar, com nota 75,3. Este é o melhor resultado da instituição desde que começou a participar da ranking, em 2014: na época, a universidade ficou na 638ª posição global, com 44.67; entre as brasileiras, a UNESP estava em 7º.
Comparado com o ano passado, o avanço é ainda mais perceptível. Em 2018, a UNESP subiu 251 posições no ranking global e subiu três as universidades brasileiras. Na última edição do CWUR a UNESP ocupava o 623º lugar, com nota de 42.90, e se mantinha como a 7ª colocada entre as instituições de ensino superior brasileiras.
A lista do Center for World University Rankings é global e reúne mil universidades; no topo está a estadunidense Harvard University. A universidade brasileira melhor classificada é a USP, em 77º no ranking mundial.
Sobre o CWUR
O Center for World University Rankings (CWUR) é uma organização que oferece consultoria para universidades e governos, no intuito de melhorar os resultados acadêmicos. Está sediada nos Emirados Árabes desde 2016.
A organização publica uma classificação global das universidades desde 2012, avaliando a qualidade da educação, da pesquisa e citações, e empregabilidade. A partir de 2014 o ranking passou a listar, além das mil melhores, as dezoito mil universidades do mundo, e se tornou o maior ranking universitário do mundo.
Entre os critérios para classificar as instituições, estão:
- a empregabilidade dos ex-alunos, que diz respeito quantidade de egressos que se tornam líderes de grandes empresas do mundo; o índice compõe 15% da nota final.
- a quantidade de pesquisas divulgadas pela universidade, correspondente a 15% da nota final.
- a influência da universidade, medida por meio da publicação de pesquisas em veículos grandes e conta 15% da nota da universidade.
- a quantidade de citações de pesquisas da universidade em artigos e trabalhos acadêmicos, somando 10% da nota.
Além desses, a qualidade de ensino, do corpo discente e das publicações também são avaliados.