Egressa utiliza redes sociais para informar sobre Saúde Bucal | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
01/07/2024
01/07/2024
Tempo de leitura: 5 min

Egressa utiliza redes sociais para informar sobre Saúde Bucal
Marina Santiago é dentista pelo câmpus de Araraquara


Marina Santiago é formada em Odontologia pelo câmpus de Araraquara da Unesp. Hoje, ela atua na área de cirurgia odontológica e é especialista em Ortodontia. Desde o final do ano passado, começou a utilizar sua rede social no Instagram (@dra.marinasbarbosa) para compartilhar informações sobre saúde bucal com público geral.


A unespiana conta que seu intuito é fazer com que o qualquer pessoa possa adquirir conhecimentos básicos sobre Odontologia, compreender a importância da saúde bucal e saber cuidar bem de seus dentes, evitando problemas dentários e até doenças. “Escolho os assuntos que vou publicar mediante a minha rotina clínica, observando as dúvidas que mais chegam no meu consultório”, ressalta. 


Marina conta que com o trabalho em sua clínica, na cidade de Poços de Caldas (MG), ela pôde perceber que a dúvida de um pode ser a mesma de muitos. “Por isso, popularizar o meu conhecimento pelas redes sociais me pareceu uma ótima opção”. A dentista leva o embasamento científico a sério, assim todos os conteúdos publicados por ela são cuidadosamente conferidos antes de serem divulgados.


Informações sobre prevenção de cáries ocultas e a forma correta de passar fio dental são alguns dos temas abordados pela dentista

Imagem: divulgação


A escolha pela plataforma Instagram ocorreu porque a egressa verificou que mais da metade da população brasileira está conectada nas redes sociais. Segundo o Metrópolis, 78% dos brasileiros utilizam o aplicativo. “Ouso dizer que quem não é visto nas redes sociais, não é visto. Somos um pouco relutantes em aceitar isso e não fomos preparados para reger uma rede social repleta de conteúdos”, ressalta a dentista.


Transformações na área Odontológica


Sobre os conteúdos que estão em alta nas redes sociais, ela também destaca as novidades estéticas realizadas nos consultórios de dentistas. Ela entende que a crescente procura por esses serviços ocorre porque a maioria desses procedimentos é reversível, o que faz com que o público os prefira ao invés das cirurgias plásticas, que são mais complexas e invasivas.


“Apesar de ser recente esta disponibilidade de serviços e profissionais para os realizarem, o ponto mais importante é certificar que o especialista está de fato apto e preparado para realizar os procedimentos de estética. Há alguns pontos importantes, como consultas de avaliação, da anamnese completa - que é aquela entrevista de saúde geral do paciente - e saber identificar as reais indicações ou contra indicações para cada pessoa”. 


Relação com a Unesp


Marina conta que desde cedo se identificava com a área da Saúde e sempre quis ser dentista. Ao pesquisar por universidades, ela se identificou com o curso proposto pela Unesp e se preparou especificamente para ele.


Ela conta que os principais pontos que a fizeram escolher a Unesp em Araraquara foi o fato da universidade ser uma referência nacional em Odontologia. Além da qualidade de ensino, de atendimento ao público e também por seu importante papel no Sistema Único de Saúde (SUS).


“Posso afirmar, com toda certeza, que a minha formação profissional foi resultado da qualidade de uma das melhores faculdades de Odontologia do mundo. A universidade pública impõe qualidade e fornece atendimento ao público de forma gratuita e com muita experiência por trás. Acredito que com o passar dos anos, ainda surgirão inúmeros cursos da área pelo Brasil, mas a Unesp será sempre referência de ensino”, conclui a egressa.







Últimas notícias

Egresso participa de coletivo artístico beneficiado pela Lei Paulo Gustavo Estudantes, ex-alunos e professores de diversas universidades públicas participam do “Insulares”
Egressa utiliza redes sociais para informar sobre Saúde Bucal Marina Santiago é dentista pelo câmpus de Araraquara
Inscrições abertas para curso online “Marketing 360 para o mercado editorial” A formação é uma iniciativa da Universidade do Livro da Fundação Editora Unesp