Egressa conta como as psicoterapias gratuitas da Unesp auxiliaram sua rotina durante o mestrado | Alumni Unesp

Thamires de Souza foi beneficiada pelas terapias e por outros projetos gratuitos da universidade

Thamires de Souza cursou mestrado em Comunicação Social na Unesp, em Bauru, entre os anos de 2018 e 2023. Atualmente, trabalha na área como assistente de Comunicação. Durante seus anos na universidade, ela fez terapia gratuitamente no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Unesp. Além disso, ela também teve aulas de violão gratuitas no câmpus.

A egressa explica que soube da existência dos atendimentos em Psicologia porque recebeu um email de divulgação, informando que as inscrições do CPA estavam abertas para quem tivesse interesse em fazer terapia.

“Tive a oportunidade de fazer terapia com alunos da própria Unesp e foi muito bom, porque pude fazer no formato remoto. Além disso, também fazia uma vez por semana, o que me ajudou muito durante o período de estudos. Esse serviço também é importante porque muitas pessoas não têm condições de pagar uma terapia particular e essa iniciativa da universidade torna a terapia mais acessível a todos”, ressalta.

Ela também conta que a terapia a ajudou a ter mais clareza em relação aos seus objetivos. Além de contribuir na sua rotina de estudos do mestrado, auxiliando nos momentos de estresse e pressão.

O CPA atende gratuitamente a comunidade externa da Unesp e, também, a comunidade universitária. A iniciativa foi criada em 1973, com intuito de reunir e coordenar as atividades de estágio obrigatórias para os estudantes de Psicologia.

Como funcionam as terapias gratuitas do CPA

Para ser atendido pelo CPA da Unesp, é preciso se inscrever para participar de uma triagem. Para informações sobre as inscrições, há o telefone (14) 3103-6090 e o centro permanece aberto no câmpus de Bauru de segunda a sexta-feira das 8h às 21h, segundo site do CPA.

A triagem, também chamada de “acolhimento de demanda” , é feita por meio de entrevistas com os interessados. Durante esses processos o estudante encarregado é supervisionado por um psicólogo da equipe técnica do centro.

Depois, o paciente é direcionado para a área de atendimento mais adequada. Há um limite de vagas, os interessados que não forem chamados imediatamente serão colocados em uma lista de espera, para serem chamados conforme a disponibilidade de vagas. Em casos de carência socioeconômica, o CPA subsidia o transporte público durante o tempo de duração do tratamento.

Projetos de Extensão promovem lazer e interação social no câmpus

Além dos atendimentos psicoterapêuticos, Thamires também fez aulas de violão gratuitas na Unesp. Ela conta que essas eram ministradas pelos próprios alunos e tinham aulas para pessoas que estavam em diferentes níveis.

A egressa conta que aproveitava esses momentos de lazer e também tinha contato com outras pessoas, fora do ambiente de mestrado. “A professora que dava aula era muito atenciosa e paciente com todos. Acredito que atividades extracurriculares como essa beneficiam os alunos, já que é uma outra forma de você se distrair, fazer novas amizades e aproveitar tudo o que o câmpus oferece”.

Sobre sua escolha sobre o mestrado, ela comenta que sempre desejou ingressar em uma universidade pública e, também, afirma que a Unesp é conhecida por oferecer um ensino de alta qualidade por todo o Estado de São Paulo.