7 coisas que todo unespiano de Rio Claro já fez ou presenciou | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
19/07/2021
19/07/2021
Tempo de leitura: 5 min

7 coisas que todo unespiano de Rio Claro já fez ou presenciou
Alerta: a lista abaixo pode causar saudades


A história do câmpus da Unesp em Rio Claro começa em 1958 e desde então a faculdade teve um crescimento acelerado, hoje, é formada pelo Instituto de Biociências (IB) e pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Segundo dados da universidade, a graduação é composta por cerca de 2.448 estudantes. Será que com tantos alunos e egressos conseguiremos achar atividades que todos já fizeram? Para nos auxiliar a responder essa questão, contatamos Patrick Cuin e Gabriel Sobreira, ambos do curso de Geografia. 


1) Descansar nos pufes da biblioteca em final de semestre 


Épocas de provas podem acabar sendo um pouco cansativas, pois demandam várias horas de estudo. Segundo Gabriel, os pufes grandes da biblioteca costumam ser um descanso para os estudantes por lá, que às vezes até tiram uma soneca.



2) Pegar carona solidária na praça


A pracinha em frente a Unesp é um ponto de carona, onde os estudantes se ajudam levando outros alunos para demais bairros da cidade.

Essa ação é uma ajuda importante para estudantes que têm dificuldades financeiras e não conseguem pagar o preço do ônibus todos os dias, além de ser uma medida ecológica. 


3) Usar a famosa “capa rosa de Rio Claro” e chamar atenção com ela


A capa de Rio Claro é vendida pela “Associação Atlética Acadêmica Ayrton Senna” e sempre chama muita atenção em festas e integrações universitárias entre os câmpus, como no campeonato "Inter", que acontece anualmente. Ao fazer amizade com alunos de outras unidades, os unespianos costumam trocar ítens de suas atléticas, a capa rosa é um dos mais requisitados durante esse “escambo”.


4) Ir no “Sujinhos”


Ao ler esse nome curioso podemos ficar em dúvida sobre o que se trata, mas é um bar que fica em frente ao câmpus. Patrick conta que, tradicionalmente, a primeira festa de abertura do ano letivo acontece no Sujinhos, “tem banda e a bateria toca”, relembra.


5) Aproveitar o intervalo para tomar café na cantina


Segundo Gabriel, a cantina do câmpus é um lugar agradável para descansar e “esticar as pernas” durante os intervalos das aulas. 


Espaço próximo a cantina do câmpus. Foto: Mateus Calistro.


6) Frequentar festas no “Sobradão”


Em Rio Claro, um dos lugares em que os estudantes celebram a vida universitária é o “Sobradão”. Patrick conta que é um local para eventos e é longe da cidade, por isso “todo mundo já passou algum perrengue por lá, seja para ir ou voltar”.


7) Ficar triste ao pensar no câmpus vazio durante a pandemia


Infelizmente a pandemia afastou todas as pessoas dos câmpus, com a Unesp funcionando de forma virtual perde-se as interações entre estudantes, professores e funcionários. Os ingressantes de 2020 e 2021 estão tendo uma experiência bastante diferente das gerações anteriores. A vacinação em massa da população indica que o retorno ao ensino presencial ocorrerá ano que vem, dessa forma os novos alunos poderão cumprir algumas das atividades dessa lista e construir suas próprias memórias no câmpus de Rio Claro.


Foto: Divulgação Unesp - Rio Claro.


Faltou algum item? Nos conte na página do Alumni Unesp no Instagram e aproveite para marcar seus colegas da Unesp. 
















Últimas notícias

Engenheiro civil explica sobre sua atuação como coordenador de obras Pedro Munhoz compartilha sua experiência no setor de construção
Egressa comenta sobre mercado de trabalho em Recursos Humanos A ex-aluna atua em uma multinacional e separou dicas para interessados na área
Banca Vunesp: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo divulga 137 vagas para psicólogos Os aprovados receberão salários de R$9.061 para atuar por 30h semanais