
Sob a coordenação geral da Unesp, 26 Instituições de Ensino Superior (IES), distribuídas por todo o Brasil, oferecem o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). A iniciativa conjunta está com 532 vagas abertas até o dia 23 de maio de 2025. Para participar do processo seletivo é preciso se inscrever pelo site do Sistema de Pós-graduação da Unesp e pagar a taxa no valor de R$98,00.
O coordenador geral do mestrado é o Prof. Dr. Jefferson Nascimento de Oliveira vinculado ao câmpus de Ilha Solteira - uma das unidades que oferece a formação. As aulas serão gratuitas e presenciais na Universidade selecionada pelo candidato, sendo que IES de todas as regiões do país integram o programa. O curso tem duração de dois anos e começa em agosto de 2025, como indica o edital disponível no site do ProfÁgua.
Com objetivo de qualificar profissionais para atuar na gestão e regulação dos recursos hídricos, o ProfÁgua possui as seguintes linhas de pesquisa: Ferramentas Aplicadas aos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos; Metodologias para Implementação dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos; Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos e Segurança Hídrica e Usos Múltiplos da Água.

Instituições de Ensino Superior de todo o país oferecem o mestrado profissional ProfÁgua. Imagem: reprodução do site oficial
O curso foi criado para preencher uma lacuna de formação avançada na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. A necessidade de profissionais especializados no setor foi apontada pela Agência Nacional de Águas (ANA), que solicitou apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a criação de um mestrado profissionalizante.
Etapas
O processo seletivo se organiza em três etapas. O candidato precisa elaborar um Plano de Pesquisa, com no máximo duas páginas e dentro do modelo divulgado pelo programa. O projeto precisa estar vinculado a uma das Linhas de Pesquisa do ProfÁgua e expor o impacto social, econômico e o produto a ser desenvolvido.
O participante será testado em uma prova de conhecimentos específicos, composta por 30 questões objetivas e uma dissertativa, a bibliografia para direcionar os estudos está indicada no edital. Esta será aplicada no dia 15 de junho de 2025, às 14h, no local designado pela IES pleiteada pelo candidato. O endereço será divulgado pelo site do ProfÁgua.
Os participantes também serão avaliados em uma prova de títulos, que levará em consideração: histórico escolar da graduação; experiência profissional; experiência em pesquisa e extensão e capacitação em cursos de especialização ou extensão.
Para dúvidas ou mais informações há o email: inscricoesprofagua.feis@unesp.br