
O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Unesp, em Bauru, está oferecendo terapia de casal de forma gratuita. Qualquer pessoa que tenha interesse pode se inscrever, sejam namorados ou casados, basta preencher este formulário. Os encontros serão semanais e terão duração de cerca de 2h. As sessões serão compostas por dois terapeutas e dois casais.
O graduando de Psicologia e estagiário do CPA, Matheus Tarzoni, explica que primeiro será feita uma avaliação inicial com cada casal e depois serão formados os grupos. Ele também ressalta que ao preencher o formulário, o interessado deve informar todos os horários que tem disponíveis e se tem preferência pelo modo online ou presencial. Pois, a escolha das pessoas que serão atendidas também depende de se ter horários compatíveis com CPA.
A supervisão dos atendimentos será realizada pela profa. dra. Alessandra Turini Bolsoni-Silva, que é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e tem mestrado, doutorado, pós-doutorado nas áreas de Educação, Psicologia, e Medicina, respectivamente. A psicóloga também é livre docente em Psicologia Clínica pela Unesp, onde atualmente é professora associada.
Segundo Matheus, os participantes poderão ter benefícios como “treino de habilidades sociais, promoção da saúde mental e aumento do autoconhecimento”. Em um cenário pandêmico, esses cuidados são importantes tanto para o indivíduo quanto para a relação do casal.
2020 foi o ano em que o Brasil teve um aumento recorde no número de divórcios. Segundo dados do Colégio Notarial do Brasil, divulgados pelo grupo Globo, foram 76.175 separações no total. Nos primeiros cinco meses de 2021 os números cresceram ainda mais em relação ao mesmo período do ano passado, contabilizando um aumento de 26,9%.
A pandemia e o isolamento social afetaram o cotidiano de todos, as rotinas foram transformadas, ocorreram alterações nos ambientes de trabalho, além das transformações econômicas que foram experimentadas pelos brasileiros. Nesse cenário alguns casais podem ter experimentado uma maior proximidade física dentro de casa, tendo que conciliar tarefas domésticas com as atividades profissionais e, às vezes, cuidados com a educação dos filhos, que também está sendo feita remotamente. Todas essas mudanças podem trazer impactos psicológicos para os indivíduos.
Independente de qual estiver sendo a situação experimentada pelo casal, cuidados com a saúde mental, principalmente em tempos como este, são benéficos para qualquer relação. Em caso de dúvidas entre em contato pelo email: matheus.tarzoni@unesp.br