“Sabia que a minha vocação estaria ligada a um projeto de Design que promovesse diretamente o impacto social”, conta Lucas Melara, fundador da LM e Companhia | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
24/11/2023
24/11/2023
Tempo de leitura: 6 min

“Sabia que a minha vocação estaria ligada a um projeto de Design que promovesse diretamente o impacto social”, conta Lucas Melara, fundador da LM e Companhia
O egresso de Design criou uma empresa na área que também atua com projetos sociais, culturais e sustentáveis


Ações de voluntariado estavam sempre acontecendo na família de Lucas Melara e os aprendizados, vindos dessa vivência, acompanham ele até hoje. Em 2012, quando estava na fase pré-vestibular, ele percebeu que o curso de Design oferecido pela Unesp tinha relação com sua vontade de criar projetos de Impacto Social. Assim, o egresso entrou na universidade e se formou em 2016, quando também esboçou, junto com um amigo, a criação de sua própria empresa: a LM Companhia - Branding, Cultura e Sustentabilidade.


“Na época que prestei o vestibular, eu tive o privilégio de poder perceber imediatamente qual era o meu caminho. Como eu já tinha amigos que estudavam Design na Unesp, eles me apresentaram esse universo”. 


Lucas comenta que experiências vividas na universidade foram fundamentais para que a LM se tornasse o que é hoje, como o contato com estudantes vindos de diversos lugares do país, com visões de mundo distintas.


“Outra experiência foi meu trabalho de conclusão de curso sobre o “Inter Designers”, que é o encontro de Designers mais antigo do país. É um evento feito por alunos e para alunos. Em 2016, nós conseguimos promover o “Social Business Jam”, reunindo empresas juniores, negócios sociais, empresas, projetos de extensão e organizações da sociedade civil. O intuito era pensar em atuações em prol dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, conta o egresso. 


O unespiano também atuou com os ODS quando era voluntário da AIESEC, uma organização criada por estudantes para possibilitar intercâmbio voluntário. A associação adotou os objetivos da ONU e por isso, durante seu intercâmbio em Praga (República Tcheca), Lucas atuou com questões sobre xenofobia e refugiados.


História da criação da LM e Companhia: ninguém caminha sozinho


O primeiro esboço de como seria a empresa foi feito em um bloquinho de notas durante o “Inter Designers” na Unesp. Lucas se sentou com seu amigo Luiz, que já tinha sua própria empresa, e eles pensaram coletivamente sobre como seria uma organização multidisciplinar de Design, na qual o faturamento contribuiria com ações de Impacto Social.


Cerca de um ano depois, o egresso começou o processo de criação da LM e, até hoje, guarda o bloquinho com ideias iniciais. Infelizmente, o amigo que o auxiliou a pensar esses caminhos veio a falecer antes da pandemia. 


“Quem pensou isso comigo não está mais aqui, então sinto que é uma obrigação honrar o desenvolvimento dessa empresa, esses primeiros diálogos e todas as pessoas que contribuíram de diversas formas para a formação da LM”, declara Lucas.


Comunicação, Cultura e Sustentabilidade


O empresário explica que o principal produto da LM é a criação de marcas, conceitos e projetos requisitados pelos clientes. Assim , eles trabalham estratégias de Comunicação de forma online e offline. 


“Por exemplo, para uma marca de e-commerce, a gente desenvolve a marca e o site de e-commerce. Para um restaurante, a gente desenvolve a marca, o cardápio e toda a comunicação visual dentro do estabelecimento”, explica Lucas. 


Ele também ressalta: “Quando falamos em ESG (Sociedade, Meio Ambiente e Governança), a LM trabalha com o ‘S’ de sociedade através de projetos. Como em trabalhos que já fizemos com universidades, cujo objetivo foi trabalhar com a formação de públicos que não têm acesso direto às faculdades. Também atuamos com empresas e instituições para promover capacitação, oficinas, publicações de livros e exposições culturais”.


A LM tem parcerias com o Ministério da Cultura, com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, com municípios e outras instituições que são parceiras da empresa em projetos culturais.


Imagem: LM e Companhia.


Em alguns momentos, empresários procuram a empresa já com o intuito em modificar alguns processos ou criar projetos com foco Cultura, Sustentabilidade e Impacto Social. Assim, fazemos com que esses se encaixem nas leis de incentivo fiscal.


No Brasil, pelas leis de incentivo fiscal, o governo abre mão de receber parte dos impostos, visando que os empresários destinem mais verbas a projetos e ações que beneficiem a sociedade de formas culturais, sociais ou esportivas.


“Por meio do nosso trabalho, com incentivo fiscal via parcerias com essas instituições, fazemos com que as empresas, que são nossas clientes, abracem a sustentabilidade e a cultura”. Em suma, a gente começa pela criação da marca e desenvolve a comunidade que essa marca está relacionada, conectando empresas privadas com a sociedade civil organizada, em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explica Lucas.


Unesp como parceira


O egresso afirma: “É importante ressaltar que a Unesp é uma grande consumidora dos nossos produtos e serviços, não só da LM, mas de todos os ex-alunos que estejam dispostos a atuar com os protocolos de compras públicas. Então, os egressos podem confiar na Unesp como uma amiga e super fortalecedora dos nossos serviços”. 


Lucas já realizou diversas parcerias com a Unesp, seja criando a identidade visual de um evento em troca de ter a sua empresa como uma das patrocinadoras oficiais e poder realizar palestras nesses encontros. Isso contribui para o posicionamento da LM dentro do mercado profissional.


A Pró-reitoria de Extensão Universitária também já contratou a LM para trabalhar a marca e comunicar a inclusão da “Cultura” em seus projetos e também em seu nome, se tornando: Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC). Além disso, egresso auxiliou a organização a se comunicar com os estudantes por meio das redes sociais. 


Camiseta com o novo logo da PROEC. Imagem: LM e Companhia.


Lucas ressalta “É muito importante que o Portal Alumni seja sempre esta janela na qual encontramos diversas pessoas queridas para fazer inúmeras colaborações. Outro grande alicerce para as empresas filhas da Unesp é a AUIN (Agência Unesp de Inovação) que vem contribuindo para que organizações com o DNA Unesp sejam prósperas, compreendendo que essas têm uma vocação de transformação social diferente”. 


Para acompanhar as novidades da LM e Companhia, siga o seu perfil no Instagram ou acesse o site, onde também é possível tirar dúvidas e conhecer mais sobre a empresa. 


Últimas notícias

Colégio técnico e projeto de extensão motivaram egresso a ser programador Gabriel Scota conta sobre sua transição de carreira e comenta sobre mercado de trabalho
Mestrado profissional gratuito “ProfÁgua” está com 532 vagas abertas Sob coordenação da Unesp, o curso é oferecido por 26 Instituições de Ensino Superior
Banca Vunesp divulga concurso com salário até R$16.413 para atuar em Praia Grande As vagas se destinam a profissões variadas e as inscrições estão aberta até 15 de maio