
O Portal Alumni está de cara nova para melhor atender os egressos da Unesp. O redesenho de nossa identidade visual e serviços teve como objetivo criar uma experiência de usuário mais intuitiva, facilitando a navegação para que nossos recursos sejam acessados com mais facilidade. Beatriz Aversa, é fundadora e diretora da BTZ Digital, a agência de Marketing Digital que foi responsável pelas mudanças. Ela nos explicou mais sobre os desafios e as intenções do projeto.
Beatriz é publicitária, ela conta que as transformações também foram relevantes para comemorar os 3 anos de existência do Portal. Segundo ela: “A identidade visual de uma marca vai além do seu logotipo, envolve o seu propósito, posicionamento e os sentimentos que deseja provocar. Foi pensando nisso que redesenhamos a identidade do Alumni Unesp e repaginamos o Portal, intensificando a identificação dos egressos e reforçando o objetivo de reconexão com a universidade”.
A “nova cara” de nosso site trouxe um layout mais minimalista, prático e organizado “sem elementos que poluam a tela ou disputam a atenção com as informações e funcionalidades”, como afirma Beatriz.
A publicitária conta que alinhou os objetivos do portal com o novo layout, as principais mudanças feitas foram:
- Banner inicial com layout simples mas destacando a identidade do Alumni e o objetivo do portal
- Atualização dos dados sobre o número de alumnis cadastrados, das oportunidades divulgadas no portal e das localidades dos egressos
- Formulário de cadastro com layout mais leve, o que facilita o preenchimento
- Página de notícias mais atrativa, com banner reduzido e com destaque para as 3 últimas notícias. As demais notícias são apresentadas em pares com layout leve
- A área de solicitação de documentos foi simplificada para tornar ainda mais prático e intuitivo o processo
- A sessão de oportunidades foi repaginada para simplificar a consulta e visualizar as oportunidades com mais clareza
- Na nova versão temos uma página de oportunidades dedicada ao egresso em que é possível escolher entre visualizar as oportunidades disponíveis ou cadastrar uma empresa e uma outra página dedicada à empresa com opção para se cadastrar ou cadastrar uma nova vaga
- O mapa de egressos foi remodelado para tornar a visualização melhor e a consulta mais assertiva
- A página de biblioteca ganhou um mini-banner explicativo e um botão mais atrativo direcionando a ação do usuário
Além disso, temos um novo logotipo, para Beatriz, o novo logo busca passar modernidade, seriedade, fluidez e descontração. As cores escolhidas são o azul, típico da Unesp, e a cor roxa que remete inteligência, conexão e movimento.
A publicitária explica que “a seta indica [do logo] indica a volta dos egressos à Unesp, para restabelecer conexões: “o movimento de volta do “A”luno para a “U”nesp”. Além disso, a seta também pode ser interpretada como um sorriso, representando alegria.

A diversidade de utilizações do logo foi desenhada para que ele possa se encaixar conforme a necessidade apresentada, sem perder seus principais traços e seu conceito.
Ainda há muitas mudanças por vir, que serão noticiadas em breve aqui no Portal, sempre buscando fornecer o máximo de serviços e benefícios para nossos egressos. Além disso, também estão sendo feitas transformações nas redes sociais do Alumni, confira nosso Instagram, Facebook e Linkedin.