A Edição de dezembro do Clube do Livro Sci-SAIFR debaterá a obra “Despertar”, da autora Octavia Butler. A atividade gratuita e aberta a todos será no dia 11, às 19h30, com a presença do físico Henrique Silva, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para participar é preciso se inscrever no site do evento.
A obra é uma ficção científica e sua narrativa gera reflexões sobre identidade, opressão, dilemas éticos e emocionais. A história do livro se passa em um futuro pós-apocalíptico, em que a Terra foi devastada por guerras e catástrofes ambientais. A personagem Lilith Iyapo é resgatada por extraterrestres que possuem uma genética avançada.
O convidado para debater o livro, Henrique Silva, é graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também é mestre e doutor em Educação pela mesma universidade. Ele foi assessor pedagógico na Universidade Católica de Brasília e já atuou no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra da Unicamp.
Atualmente, ele é professor no Centro de Ciências da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além de ser líder do Grupo Fluxo, que investiga a circulação e textualização da ciência e educação científica.
A cada edição o Clube do Livro Sci-SAIFR convida cientistas para compartilhar conhecimentos e debater uma obra junto ao público. O projeto também disponibiliza um canal no Telegram para que os participantes possam conversar sobre os livros entre cada edição.
Para dúvidas ou mais informações, entre em contato via email secretary@ictp-saifr.org
O que é o ICTP-SAIFR?
O Centro Internacional de Física Teórica - Instituto Sulamericano de Pesquisa Fundamental (ICTP- SAIFR) é um centro de pesquisa vinculado ao Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp e ao Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics, localizado em Trieste (Itália). O instituto tem o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do Instituto Serrapilheira.
O centro está sempre oferecendo eventos para estimular o ensino em Física, há projetos voltados para a comunidade acadêmica, para professores de Física de escolas e alunos do ensino médio. As atividades são gratuitas e podem ser conferidas no cronograma de atividades do ICTP-SAIFR.