A Empresa Júnior de Relações Públicas (RPJr) da Unesp, câmpus de Bauru, foi a primeira atuação empresarial de Lumary Dinalle. A estudante, que era diretora de Marketing da organização estudantil, hoje, é especialista regional de projetos em vendas na Ambev, onde trabalha há cinco anos.
“Sou natural de Birigui (SP), mas atualmente moro na capital paulista. Minha história com a Unesp surgiu antes da minha experiência no curso de Relações Públicas (RP). Durante o Ensino Médio, eu ainda tinha muitas dúvidas sobre qual graduação escolher e, por meu pai ser agricultor, acabei indo para o câmpus da Unesp em Jaboticabal para cursar Agronomia. Durou um único semestre, porque logo percebi que não gostava. Então, fiz uma orientação vocacional na qual eu descobri RP. Como já tinha me apaixonado pela universidade, naquele ano só prestei um vestibular: Relações Públicas na Unesp. Passei e foi a melhor escolha que fiz”, relembra.
A unespiana conta que quando se formou começou a atuar em uma startup, mas estava determinada a ingressar em uma empresa maior que oferecesse aos funcionários um plano de carreira estruturado. Por meio de uma amiga, Lumary se informou acerca de um processo seletivo para talentos regionais e foi aprovada na seleção de 2020 para a Ambev, em Araçatuba.
A empresa é nacional e tem sedes espalhadas por toda a América Latina, em países como Antígua, Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Dominica, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Vicente e Granadinas e Uruguai.
“Ao longo dos meus cinco anos na Ambev eu passei por diferentes vagas, mas a maioria delas foi na área comercial, na qual me descobri. Eu busquei uma multinacional exatamente para crescer, fazer carreira, e na medida que me esforçava e trazia resultados para a companhia, eu via esse sonho se tornando realidade. Fez e ainda faz muito sentido para mim”, ressalta.
Com a sua escalada dentro da sede regional, a especialista está em uma área analítica e participa das tomadas de decisões da companhia. Ela conta que a experiência na Ambev aumentou os seus conhecimentos e trouxe mais compreensão acerca de todos os processos da empresa.
“Meu conselho para os atuais estudantes é aproveitarem ao máximo o que a universidade tem a oferecer. Fui uma aluna que se envolveu em tudo, fui de empresa júnior, mas também fiz parte de projeto de extensão de Rádio, Televisão e Robótica. Além disso, fiz estágio e ainda fui parte do time de cheerleading do câmpus. Acredito que tudo isso me deixou mais preparada para o mercado de trabalho, a lidar com equipes diferentes, entender um pouco de outras áreas e me tornar uma profissional multidisciplinar. Foram quatro anos em que eu pude conhecer muitas pessoas diferentes e aprender com cada uma delas. São vivências, histórias e amigos que eu levei para a vida”, relembra Lumary.