9 coisas que todo unespiano de Presidente Prudente já fez | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
08/04/2022
08/04/2022
Tempo de leitura: 4 min

9 coisas que todo unespiano de Presidente Prudente já fez
O que os alunos prudentinos costumam fazer quando não estão em aula?



O câmpus de Presidente Prudente é um dos maiores da Unesp, com cerca de 3100 estudantes, mas começou como uma pequena faculdade que possuía apenas dois cursos, Geografia e Pedagogia, esses foram inaugurados em 03/05/1959. Devido a essa data, o Diretório Acadêmico passou a se chamar “3 de Maio” e leva esse nome até hoje. Posteriormente, a unidade integrou a Unesp, que foi criada em 1976 e uniu diversas universidades espalhadas pelo estado de São Paulo. 


Atualmente, a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) tem 12 cursos de graduação: 

Arquitetura e Urbanismo. Ciência da Computação; Educação Física; Engenharia Ambiental; Engenharia Cartográfica e de Agrimensura; Estatística; Física; Fisioterapia; Geografia; Matemática; Pedagogia e Química.


Além disso, o câmpus possui 11 Programas de Pós-graduação, programas de Especialização e Residência. Há também o Cursinho Ideal pré-vestibular cujas aulas são gratuitas e ministradas por egressos e alunos. 


Com toda essa diversidade de cursos e com tantos alunos, será que existem atividades que todos já fizeram? A equipe do Alumni conversou com a egressa Gabriela Vilela e com o formando Renan Dourado, ambos do curso de Educação Física, eles nos contaram sobre o que os unespianos gostam de fazer por lá:


1) Visitar ou frequentar o Parque do Povo


Parque do Povo em Presidente Prudente (SP). Foto: José Cláudio Cano Rodrigues.


Renan conta: "Não temos praia como o câmpus de São Vicente, mas contamos com nosso querido Parque do Povo, onde praticamos esportes, caminhadas, saímos, fazemos piqueniques e quando chove, podem até acontecer esportes aquáticos - brincadeiras à parte”.


2) Ir no Makoto após a aula


O Makoto é um bar e um ponto de encontro para os estudantes da Unesp, segundo Renan é um local ótimo para “bater um papo com a galera”.


3) Ir na Festa Junina da moradia estudantil


Gabriela ressalta que a Festa Junina da moradia é “clássica” entre os alunos de Prudente e todos frequentam. Ela conta que sempre tem muitas comidas e muitas bebidas. 


4) Tomar café na praça ou no quiosque


O câmpus tem a “praça da educa” e os alunos adoram passar por lá e no quiosque para tomar um cafézinho, seja “pré aula, pós aula ou durante a mesma”, conta Renan.


5) Dormidinha pós almoço na biblioteca 


O câmpus de Presidente Prudente possui alguns cursos com horário integral, assim após o almoço é o horário perfeito para descansar um pouco antes da próxima aula. Gabriela conta que os estudantes adoram a poltrona marrom da biblioteca para “tirar aquela sonequinha”. 


6) Participar de equipes esportivas e representar o câmpus em competições


Este câmpus da Unesp é bem conhecido por ter muitos alunos dedicados aos esportes. Renan, que é da Atlética, afirma “se você tem algum talento esportivo, a Atlética vai te encontrar”. Para ele, não tem sensação melhor do que vestir o uniforme da Unesp de Presidente Prudente, nas cores verde e preto e representar o câmpus em alguma competição no estado.


7) Conversar com o Lelo (José Aurélio) na praça de Educação Física


Lelo é o treinador de atletismo da faculdade e é muito conhecido pelos alunos, Renan destaca que ele está sempre na praça disposto para uma conversa. A equipe de atletismo da Unesp em Prudente costuma disputar diversos campeonatos no estado de São Paulo. 

Uma curiosidade sobre a pista de atletismo da Unesp, é que a seleção brasileira a utilizou para treinar antes das Olimpíadas de Sidney (AUS) em 2000, quando conquistaram a medalha de prata.


8) Morar em república ou frequentar festas em repúblicas 


Renan afirma que morar em repúblicas é uma tradição para os estudantes de Presidente Prudente. Gabriela conta que as festas em repúblicas acontecem todas as semanas nas sextas-feiras e sábados, “é gostoso porque todo mundo é da Unesp”, afirma. 


9) Criticou alguma instituição do câmpus e depois participou da instituição


“Todo unespiano já fez isso em Prudente! Depois de criticar a pessoa entra e se apaixona”, relembra Renan. 





Últimas notícias

Pesquisadores de diversos câmpus da Unesp participarão do Pint of Science O evento global que leva ciência para mesas de bares será entre os dias 19 e 21 de maio
Egresso se torna escritor e é o 4º brasileiro a vencer o Prêmio Saramago Rafael Gallo é autor de livros vencedores de prêmios internacionais e nacionais
Banca Vunesp divulga concurso com salários até R$7.214,80 A seletiva possui 41 vagas de para profissionais da área de Enfermagem