Saudades do câmpus de Araraquara? Relembre 9 coisas que todo unespiano da cidade com cheiro de laranja já fez | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
01/06/2021
01/06/2021
Tempo de leitura: 5 min

Saudades do câmpus de Araraquara? Relembre 9 coisas que todo unespiano da cidade com cheiro de laranja já fez
Araraquara é um dos maiores câmpus da Unesp com 4 unidades universitárias e muitos estudantes, mas o que todos eles têm em comum?




A Unesp em Araraquara é formada por quatro Unidades Universitárias que estão dividas em 3 câmpus dentro da cidade. São elas a Faculdade de Ciências e Letras Administração Pública, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Letras e Pedagogia (FCLAR), o Instituto de Química (IQ), A Faculdade de Odontologia (FOAR) e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Sendo que o curso de Odontologia e o de Farmácia são os mais antigos cursos que integram a Unesp, foram fundados em 1923 e foram integrados pela universidade em 1976. Com todos esses cursos diferentes, será que existem coisas que todo o unespiano de Araraquara já fez?


Neste câmpus já se formaram milhares de unespianos de muitas gerações. Para nos auxiliar a encontrar atividades em comum, contatamos Marina Santiago, atual estudante de Odontologia, Vinícius Veiga, formado em Economia e Laís Crepaldi, formada em Letras e ex-integrante da bateria universitária: a Fúria Capilar. 


1- Andar pela cidade de tarde e sentir aquele cheiro de laranja


De fato, uma das primeiras percepções de qualquer um que chegue na cidade é o forte aroma de de laranja. Isso acontece porque uma das maiores fábricas de suco de laranja do mundo está localizada em Araraquara.


2 -  Ouvir a Fúria Capilar ensaiando no fim da tarde no estacionamento 


A bateria ensaiava todos os dias e enchia o câmpus inteiro de som. Há quem se divirtia e aproveitava a música e, também, há quem não gostava nem um pouco, mas de fato isso fez parte da experiência de muitos dos unespianos da cidade. 



Ensaios da bateria universitária. Foto: Fúria Capilar.



3 - Tirar fotos de formatura nos espelhos de água



A paisagem do câmpus de Araraquara é formada por espelhos d’água e é costume por lá os estudantes tirarem fotos de formatura neste lugar. Boatos que há quem se empolgue com o clima de graduação e se jogue por inteiro na água.


Alunas da graduação se formando. Foto: Laís Crepaldi.


Paisagem do câmpus. Foto: prefeitura de Araraquara.


4 - Frequentar festas na chácara Alvorada


Em Araraquara os estudantes celebram a vida universitária em diversas festas. Essas acontecem em repúblicas (existem muitas por lá) e, também, na chácara Alvorada. “Absolutamente qualquer aluno daquela faculdade já foi lá, sabe onde é e tem uma história de lá pra contar”, conta Laís.


5 - Ir no Bar do Meio 


O Bar do Meio também era um local de confraternização entre os estudantes deste câmpus. “Ir para o Bar do Meio em qualquer dia, com qualquer roupa e sempre vai ter um unespiano lá para te fazer companhia”, relembra Marina. 


6- Reclamar que Araraquara é muito calor e acabar indo dormir de moletom


Segundo Laís: “todo mundo reclama, principalmente se é do primeiro ano e, principalmente se veio de São Paulo”.

 

7 - Ir na lombada pegar carona 



A carona solidária pode parecer não tão importante, mas ajuda muito quem não tem carro e quem não tem dinheiro para pegar ônibus todos os dias. O ponto de carona do câmpus principal de Araraquara é em frente a lombada e é o lugar para “encher o carro de gente”, como conta Vinícius. 


8 - Ver a biblioteca lotada em época de prova


“Final de semestre costuma ser a hora de encontrar estudantes virando o dia e a noite nos estudos para conseguir fazer as provas, que não costumavam ser fáceis”, ressalta Vinícius.


9 - Sonhar ou sentir saudades do bandeijão 


O Restaurante Universitário de Araraquara se tornou um motivo de preocupação, pois para estudantes financeiramente mais vulneráveis as refeições a baixo custo são de grande importância e ajuda. O prédio foi fechado para reforma em 2014 e até hoje não foi reaberto. A reitoria, em 2018, afirmou não ter verbas para comprar os móveis e os equipamentos necessários, a falta de investimento nas universidades públicas, infelizmente, é uma realidade no Brasil. “Era maravilhoso comer lá”, declara Vinícius. 


Essas são algumas das várias experiências vividas pelos unespianos de Araraquara. E aí? Bateu saudade? Conta para gente nas redes sociais do Alumni Unesp. 











Últimas notícias

Banca Vunesp: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo divulga 137 vagas para psicólogos Os aprovados receberão salários de R$9.061 para atuar por 30h semanais
Pesquisadora alerta sobre os riscos à saúde causados por cigarros eletrônicos A médica Suzana Erico Tanni explica sobre a dependência e as doenças geradas pelos vapes
Confira os descontos de final de ano na Livraria Unesp Livros de temas diversos estão com 30% de desconto