
Durante sua infância em Ipaussu (SP), Robson Miranda gostava de observar as tempestades e os raios. Esses fenômenos, que podem causar medo em algumas crianças, despertavam a curiosidade do menino. “Acho que nasci para cursar Meteorologia”, comenta o egresso, que descobriu a existência do curso ao pesquisar na internet durante seu Ensino Médio. Após sua graduação na Unesp, no câmpus de Bauru, o egresso passou a atuar como meteorologista comercial na empresa Climatempo.
“Por morar no interior paulista, sempre conheci o peso do nome da Unesp e durante uma visita ao câmpus de Bauru em 2015, tive a certeza que era a universidade que eu queria. Então, iniciei o curso em fevereiro de 2016”, relembra Robson.
A atuação na empresa Climatempo
O egresso está atuando em uma vaga direcionada para vendas, ele brinca: “Eu vendo o tempo! Brincadeiras à parte, as pessoas desconhecem que os serviços meteorológicos são utilizados por todos os setores da sociedade. Desde Agricultura, Energia, Mineração, Governo, Saneamento, Construção Civil, Varejo, Mídia, entre outros. A Climatempo é uma empresa privada e atende a todos esses setores com serviços meteorológicos especializados e personalizados de acordo com a demanda de cada área”.
O setor de Robson é o de Mineração, assim ele fornece informações com antecedência em caso de tempestades, trazendo benefícios para seus clientes e protegendo os trabalhadores em campo. “Além disso, também trabalho com projetos inovadores relacionados a deslizamentos, alagamentos e projeções climáticas para o futuro”, explica o egresso.
O mercado de trabalho para o profissional de Meteorologia
O unespiano afirma que o mercado de Meteorologia é amplo e diverso. Assim, dependendo do cargo, as habilidades exigidas são diferentes. Por isso, os profissionais da área precisam ser dinâmicos e multidisciplinares.
Robson também comenta que o setor Elétrico está em alta para contratações de meteorologistas. “As comercializadoras de energia têm demandado esses profissionais para entender como o clima irá impactar na oferta de energia e, consequentemente, afetar o preço no mercado de livre energia”, explica.
Ele também explica que na área de previsão do tempo, os profissionais são requeridos para analisar e interpretar dados provenientes de diversos equipamentos. Enquanto no setor comercial, em que o egresso atua, esses dados são analisados junto às demandas do setor público e privado, criando soluções através de produtos e serviços.
“Atualmente, devido a grande quantidade de equipamentos, como estações meteorológicas, radares, radiossondas, entre outros, há profissionais que atuam para calibrar e melhorar esses instrumentos”.
Também existem os meteorologistas da área de modelagem, cujos objetivos são as melhorias em modelos meteorológicos e resoluções de problemas. Outros profissionais importantes para a área, são os que atuam como pesquisadores em instituições públicas e privadas, gerando novos conhecimentos.
Dicas para graduandos e formandos de Meteorologia
Para quem está se formando e deseja atuar na área, o unespiano separou alguns conselhos: “Sei que logo após a formação há uma sensação de desespero, o que vou fazer agora? Primeiramente, é importante manter a calma. Atualmente, o Linkedin tem se mostrado uma excelente plataforma para identificar oportunidades de emprego e também para mostrar suas próprias habilidades. Caso ainda não tenha um perfil nesta rede, crie e o mantenha sempre atualizado, pois as empresas e recrutadores estão sempre observando”.
Ele ressalta a importância de fazer cursos complementares, principalmente de programação em Python e comunicação. Além disso, é importante se manter atualizado sobre assuntos que têm relevância para a área, como Sustentabilidade e Mudanças Climáticas. “É fundamental estar por dentro dessas pautas e isso pode acabar sendo um diferencial”, completa o meteorologista.
O egresso também considera que a formação na Unesp fornece aprendizados necessários. Além disso, facilitou sua entrada no mercado de trabalho, devido aos contatos que fez ao longo da graduação.
“O nome da universidade em meu currículo foi um ponto forte em muitas vagas que disputei. Considero que estudar na Unesp foi um grande presente na minha vida e tenho muito orgulho disso! Aprendi muitas coisas que vão além do meu curso e comecei a enxergar o mundo de outra forma. Guardo todos os momentos com muito carinho”.
Além da parte profissional, o unespiano relembra os estudantes de aproveitarem a vida universitária e os momentos de lazer. Pois, para ele, os momentos de descontração, são fundamentais para seguir em frente.