O Ranking of World Universities - ARWU (Ranking Acadêmico das Universidades Mundiais) de 2020 existe desde 2003 e é considerado como um dos rankings mais confiáveis e transparentes do mundo. Todo ano, o ARWU seleciona 2 mil universidades, mas apenas as mil melhores são divulgadas por ele. Neste ano, as faculdades brasileiras foram lideradas pela USP, UNESP e Unicamp.
A análise das universidades é feita pelo CWCU - Center for World-Class Universities (Centro para Universidades de Classe Mundial), do Instituto de Educação Superior de Shanghai, na China. Segundo o jornal The Economist é "a classificação anual mais usada, sobre universidades de pesquisa, do mundo".
O Brasil teve 22 universidades reconhecidas pelo ARWU, todas são instituições públicas, sendo 18 instituições federais e 4 estaduais. Este é o primeiro ano em que três universidades estaduais paulistas são as primeiras colocadas brasileiras. A primeira da lista foi a Universidade de São Paulo (USP) que aparece entre as posições 101-150, em seguida estão empatadas a UNESP e a Unicamp que aparecem entre 301-400 da classificação global, as três federais seguintes ocupam a faixa entre 401-500.
O ARWU divulgou em seu site oficial que a UNESP “é o modelo de universidade multicampus de maior sucesso no Brasil. Essa característica única permite atividades intensas e diversificadas em São Paulo. Sua influência pode ser reconhecida pelo nível de desenvolvimento regional onde estão localizados seus campi: um na capital paulista e 22 outros estrategicamente distribuídos pelo estado. Consolidou-se como um projeto que une o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, cultural e social comprometido com os princípios democráticos e claramente consciente de sua condição de instituição governamental, inserida e fortemente atuante na sociedade brasileira”.
Além disso, no site da ARWU afirma-se que “seu alto nível de qualificação pode ser comprovado pelo expressivo número de ex-alunos inseridos no mercado profissional, bem como sua posição de destaque no ranking nacional brasileiro em todas as áreas em que atua, seguindo a tendência mundial e, com a certeza, de estar preparada para isso. A Unesp está agora, mais do que nunca, em busca de novas fronteiras a cruzar e desafios a enfrentar, firmando novos convênios com Instituições de primeira linha em todo o mundo. A UNESP é uma instituição respeitada com membros talentosos, programas totalmente credenciados e forte base de pesquisa - e essas continuarão sendo suas prioridades. A UNESP é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacadas realizações em ensino, pesquisa e extensão em serviços”.
Como metodologia para a avaliação, o ARWU possui indicadores principais: o número dos pesquisadores mais citados; o número de artigos publicados nas revistas Nature e Science; o número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index; o desempenho de pesquisa per capita relativo ao tamanho da instituição; o número de ex-alunos e funcionários vencedores de prêmios Nobel e de premiações em suas áreas.
Para ter acesso a lista completa e mais informações sobre o Ranking acesse este link.