Na quarta-feira passada (23/06), a Revista britânica Times Higher Education (THE) publicou os resultados do Young University Rankings 2021 (Ranking das Universidades Jovens). Essa seletiva classificou a Unesp como a melhor universidade brasileira com menos de 50 anos, esse resultado vem sendo mantido desde 2017. O ranking deste ano avaliou 475 instituições de ensino superior internacionais e posicionou a Unesp na faixa entre 201 - 250 na lista mundial.
Colocação na lista mundial das universidades mais jovens. Imagem: Times Higher Education (THE).
A Unesp está posicionada logo atrás da Universidade do Leste de Londres (Inglaterra) e à frente da Universidade da Federação da Austrália, da Universidade de Foggia (Itália), da Universidade de Hertfordshire (Inglaterra) e da Faculdade de Medicina Hyogo (Japão).
Essa seleção é uma categoria do World Universities Ranking, que avalia cerca de 1500 universidades globais anualmente. A classificação das instituições jovens segue os mesmos 13 indicadores do ranking mundial, mas ajusta o peso do critério “Reputação”, devido ao pouco tempo de “vida” dessas universidades.
Segundo o site da revista THE, a metodologia utilizada para avaliar as instituições é voltada para as missões principais de uma universidade de nível global: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. De 2020 para 2021, os resultados apontados pela avaliação indicam melhora da Unesp em todos os indicadores.