Unesp conquista 3o lugar entre universidades da América Latina segundo ranking | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
22/02/2021
22/02/2021
Tempo de leitura: 3 min

Unesp conquista 3o lugar entre universidades da América Latina segundo ranking
O “Ranking Web of Universities” acaba de anunciar a classificação do primeiro semestre de 2021



Segundo o Ranking Web of Universities, a Unesp alcançou o 3o lugar entre as universidades latino americanas. Não é a primeira vez que nossa universidade aparece entre as 3 primeiras colocadas da América Latina, como em 2018, quando o ranking Holandês da Universidade de Leiden classificou a Unesp como a 2a melhor instituição universitária latino americana.


Na avaliação entre as instituições da América Latina deste ano, a Universidad Nacional Autónoma de México ocupou o primeiro lugar da lista, seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As universidades paulistas USP e Unicamp alcançaram o 5o e o 14o lugar, respectivamente.


O Ranking Web of Universities existe desde 2004 e pertence ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que é vinculado ao Ministério da Educação da Espanha. O CSIC está entre as maiores organizações de pesquisa básica da Europa. Segundo organizadores do conselho, o objetivo do ranqueamento é promover a investigação, o progresso científico e tecnológico, para contribuir com o bem-estar dos cidadãos. 


O ranking avalia 31 mil Instituições de Ensino Superior (IES) em mais de 200 países em todo o mundo. Além da classificação latino-americana, são publicados rankings globais e específicos para países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).


A nível mundial, a Unesp aparece em 254o lugar, a frente de instituições como a Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade de Manchester (Reino Unido), Universidade de Louisville (EUA) e a Université de Paris (França). 


entre os países membros do BRICS, a Unesp ocupou a 10a colocação. Os dois primeiros lugares foram ocupados pelas Universidades Chinesas: Sun Yat Sen e Tsinghua. Seguidas pela Universidade russa do estado de Moscou.


Segundo a publicação do Ranking Web of Universities, a classificação utiliza indicadores cibernéticos, voltados para avaliação nas áreas de Ciência e Tecnologia, combinados com métodos bibliométricos. A pesquisa engloba todas as áreas de conhecimento e é feita por cientistas que trabalham em instituições de pesquisa pública de âmbito internacional, “com longa experiência em avaliação orientada por métricas”, afirmam os organizadores.


Os dados disponíveis na internet referente a cada uma das universidade são considerados pelo estudo, assim como informações sobre docência, impacto científico das atividades universitárias, relevância econômica da transferência de tecnologia para a indústria, engajamento comunitário (social, cultural e ambiental) e até mesmo influência política.


O site do Ranking Web of Universities afirma que a nota final de cada instituição é também composta por critérios como “pesquisadores mais citados, artigos mais citados e impacto do conteúdo da web”. Para mais detalhes específicos sobre o método e os cálculos utilizados, acesse a metodologia.


O objetivo principal do ranking é incentivar o acesso aberto ao conhecimento gerado pelas universidades. Assim, segundo os pesquisadores do CSIC, é possível aumentar a transferência de informações científicas e culturais ofertadas para a sociedade. Para eles, uma boa colocação na lista só é possível se a presença da instituição na web for um espelho da produção de conhecimento de qualidade da universidade. Uma boa classificação pode atrair talentos, financiamentos e aumentar os recursos de uma instituição.



Últimas notícias

“Tive contato com a desigualdade desmascarada”, conta egressa que atuou com refugiados Por dois anos, Suelen Nina Kanashiro atuou em uma Organização Humanitária
Clube do Livro Sci-SAIFR: “O mundo assombrado pelos demônios” O debate virtual sobre a obra acontecerá no dia 17 de abril
Pesquisa traz novas informações acerca da comunicação dos jesuítas no Brasil Colonial O estudo, feito por um egresso, avaliou como os saberes médicos eram comunicados