Oportunidade: Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji será gratuito e virtual | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
24/08/2020
24/08/2020
Tempo de leitura: 2 min

Oportunidade: Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji será gratuito e virtual
O maior encontro de Jornalismo Investigativo da América Latina acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro

Pela primeira vez o maior encontro de Jornalismo da América Latina, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, estará disponível de forma gratuita e virtual. O evento, que ocorre desde 2005, será realizado nos dias 11 e 12 de setembro as inscrições podem ser feitas neste link.


Devido a pandemia causada pelo Coronavírus e seus impactos na economia, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) disponibilizou duas opções para quem deseja participar do congresso: inscrever-se de forma gratuita ou realizar uma doação de qualquer valor para a Associação. 


Mesmo com o novo formato virtual, os 5 eixos temáticos do Congresso permanecerão os mesmos: trabalhos e jeitos de fazer; cenários e tendências; jornalismo sob ataque; aprendizado e teoria e aprendizado e prática. 


A mudança para plataforma online democratizará mais o acesso ao evento, permitindo que jornalistas de todo o Brasil e de outros países participem. Este ano, a lista de palestrantes inclui 15 convidados internacionais, como Nikole Hannah-Jones, repórter do New York Times e ganhadora do prêmio Pulitzer 2020, a premiação mais importante do Jornalismo norte-americano, que ocorre anualmente desde 1970. 


Até a seguinte data, o Congresso possui 86 palestrantes, mas segundo o portal ainda estão esperando confirmações de alguns convidados. Entre os confirmados, está o egresso Pedro Borges, formado em Jornalismo pela Unesp, no campus de Bauru. Pedro é co-fundador e editor chefe do “Alma Preta”, site de jornalismo voltado para questões antirracistas, históricas, culturais sobre a causa negra brasileira, assim como notícias que interessem e informem sobre esse temas.


Entre os demais palestrantes, estão o autor do livro “Como Funciona o Fascismo – A Política do “Nós” e “Eles”, Jason Stanley e o autor do livro “O que o Google faria?”, Jeff Jarvis. Além de especialistas em desinformação, exposição de dados, Jornalismo Investigativo, Jornalismo Periférico, ciência, tecnologia, meio ambiente, gênero e outras especialidade. 


O que é a Abraji?


A associação tem um papel fundamental para os jornalistas no Brasil, é um órgão de defesa da categoria, de aprimoramento e de apoio técnico e informacional para os profissionais. 


A Abraji é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2002, ela é formada e mantida por jornalistas. Em seu estatuto consta o objetivo de difundir conceitos e técnicas do Jornalismo Investigativo. A associação também oferece aprimoramento em Jornalismo de dados e funciona como portal de notícias sobre assuntos que interessam os jornalistas brasileiros. 


Também são oferecidos cursos online, seminários, oficinas e congressos sobre assuntos pertinentes e necessários para essa classe profissional, como treinamentos sobre como usar a Lei de Acesso à Informação, por exemplo. 


A associação também preocupa-se com o amparo a democracia e trabalha em diferentes projetos que têm como objetivo que as esferas de poder no Brasil cumpram a legislação. A liberdade de expressão também é um dos valores da Abraji. Esse órgão surgiu como uma organização que contribui para a proteção, apoio e aprimoramento dos jornalistas, eles também fornecem acompanhamento de casos de censura judicial e de violência contra jornalistas. 


Devido a todos esses valores e medidas, é um órgão importante para os profissionais brasileiros, a participação no Congresso de Jornalismo Investigativo é uma ótima maneira de conhecer os serviços da Abraji mais de perto, além de ter acesso a personalidades e temas relevantes para a categoria. 


 




Últimas notícias

Banca Vunesp divulga concurso com salários até R$7.214,80 A seletiva possui 41 vagas de para profissionais da área de Enfermagem
Cirurgião dentista e professor universitário, Eduardo Sant’Ana compartilha sua história O egresso é formado pela Unesp e leciona Odontologia na USP
Pesquisa na Unesp auxilia egressa a criar empresa de bioinsumos agrícolas A Ikove Agro comercializa produtos mais sustentáveis perante aos agrotóxicos