Oportunidade: 1º Grande Encontro Arte e Ciência no Combate ao Racismo | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
09/12/2020
09/12/2020
Tempo de leitura: 2 min

Oportunidade: 1º Grande Encontro Arte e Ciência no Combate ao Racismo
O Encontro será gratuito, virtual e fornecerá certificação



Acontecerá no dia 09/12 (quarta-feira) o “1º Grande Encontro Arte e Ciência no Combate ao Racismo”, às 19h, o acesso poderá ser realizado por meio deste link. O evento está sendo organizado pelo Conselho de Curso de Serviço Social e pelos seus discentes da Unesp, câmpus de Franca. 


Esse evento é uma oportunidade de reflexão sobre a desigualdade racial e também sobre a importância da cultura no combate ao racismo. Pois, o cinema, a música, livros e artigos têm a capacidade de divulgar informações conscientizadoras sobre o racismo no Brasil e no mundo.


O participante pode compartilhar uma apresentação cultural sobre o tema durante o encontro. Segundo os organizadores, a principal motivação para realizar o evento é destacar o compromisso social em combater o racismo. Essa necessidade foi afirmada por Ângela Davis “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”, ou seja, é preciso intervir ao testemunhar situações e conversas em que conteúdos racistas estejam sendo disseminados. 


Os participantes são convidados a acessar um repositório no Google Drive, dentro há a pasta “Indicações para Formação”, que apresenta listas de conteúdos extremamente ricos e pertinentes ao tema, podendo ser aproveitados até por quem não participará do evento. 

Os organizadores separaram listas com “Filmes, Séries e Documentários” informativos. Eles também ofereceram um resumo de cada ítem destacando sua importância e pertinência ao tema. 


Uma das indicações é o filme “Besouro” (2009) de João Daniel Tikhomiroff. O longa-metragem foi premiado com o troféu Campus Giuventù Award, na Itália, foi eleito o melhor filme internacional do Festival ReelWorld no Canadá, assim como no Pan African Film Festival de Los Angeles (EUA). Além disso, foi selecionado para a Mostra do Festival de Berlim e também venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A trama conta a história do capoeirista  Besouro Mangangá (Ailton Carmo) e se passa na década de 1920.



Filme “Besouro” indicado pelos organizadores do 1º Grande Encontro Arte e Ciência no Combate ao Racismo da Unesp.


Além dessas indicações, os organizadores também selecionaram músicas e poesias que trazem mensagens reflexivas sobre o racismo. No drive também estão disponíveis listas com as indicações de autores, livros, artigos e manifestos de grandes pesquisadores do movimento negro no Brasil e no mundo. O encontro é uma oportunidade para atualizar o conhecimento e um convite à reflexão sobre a desigualdade racial atual e, também, sobre o papel de cada em combater o racismo. “Vamos juntes trabalhar para construção de uma universidade plural!”




Últimas notícias

Inscrições abertas para educadores do Ensino Médio em curso de Mecânica Quântica A formação gratuita é ofertada pelo ICTP-SAIFR da Unesp para professores da rede pública
Egresso avança em pesquisas sobre decomposição sustentável de plástico e isopor Pesquisadores da Unesp têm estudado sobre larvas e lagartas capazes de degradar materiais
Egresso destaca a Atlética como uma escola de habilidades profissionais Ex-aluno realizou TCC sobre as capacidades práticas desenvolvidas pela gestão esportiva