Mestre em Psicologia pela Unesp auxilia a lidar com a ansiedade por meio de redes sociais | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
28/07/2022
28/07/2022
Tempo de leitura: 4 min

Mestre em Psicologia pela Unesp auxilia a lidar com a ansiedade por meio de redes sociais
Psicoterapeuta e supervisora clínica utiliza a internet para desmistificar o trabalho do terapeuta



Karina Orzari do Nascimento sempre teve vontade de ajudar mais as pessoas, por isso escolheu cursar Psicologia na Unesp. Durante esse processo, ela resisidiu em Bauru por quase 8 anos, pois depois da graduação, ela ingressou no mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Hoje, está finalizando sua especialização em Terapia Comportamental no ITCR (Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento). 


A psicóloga atua desde 2018, atendendo em terapia e, há um ano, trabalha supervisionando estudantes e profissionais de Psicologia. No momento, seu trabalho é feito de forma remota, totalmente online. 


Ajuda para lidar com a ansiedade

 

Em sua página, chamada Canal da Psi Karina, a psicóloga cria conteúdos utilizando o lema “viva leve, apesar da ansiedade”, e nos lembra que a ansiedade é uma parte essencial da experiência de estar vivo. 


Segundo a psicóloga, a ansiedade é um sentimento natural, ela nos protege de perigos e até serve para nos lembrar das tarefas que precisamos fazer. O problema surge quando esse sentimento se torna intenso demais.

 

“O que ocorre é que, em níveis elevados, a ansiedade pode levar ao sofrimento intenso. Teremos que sempre conviver com a ansiedade e não é possível acabar com ela, mas, com acompanhamento adequado, é possível entender e definir diferenças entre ansiedade natural ou um transtorno de ansiedade”, reforça.


“Nós já avançamos, mas ainda temos bastante luta pela frente!”


Em sua página no Instagram, Karina se propõe a levar a Psicologia para o dia-a-dia das pessoas, a fim de criar uma narrativa que ajuda a desmistificar a figura do terapeuta como alguém distante ou como sendo um profissional a quem recorremos somente em casos extremos. 


Para isso, a unespiana escreve posts para elucidar aspectos do trabalho do psicólogo, realiza lives para tirar dúvidas sobre a temática e cria vídeos para mostrar que ela, como psicóloga, também é um ser humano que enfrenta problemas e lida com a própria ansiedade. 


Karina acredita que esse trabalho é necessário para levar informação ética e correta para a população, contribuindo para que a Psicologia seja entendida e respeitada como ciência e profissão. “Isso deve ser feito sempre em torno da psicoeducação, compromisso e responsabilidade social. Os estigmas e preconceitos são históricos e é através de novas histórias que conseguimos quebrar isso”, acrescenta. 


Exemplo de publicação feita pela profissional. Foto: Divulgação.


“Muitas pessoas ainda associam a Psicologia a uma visão preconceituosa de loucura, por exemplo. Nós já avançamos, mas ainda temos bastante luta pela frente”, afirma a pesquisadora.


A Unesp como segunda casa


Como muitas pessoas que já passaram por ali, Karina também considera a Unesp, câmpus de Bauru, como a sua segunda casa: “Um ambiente em que pude crescer, me desenvolver e pelo qual tenho muito carinho. Recomendo a formação com grande confiança na construção de pessoas e de uma sociedade melhor!”. 

 





Últimas notícias

“Tive contato com a desigualdade desmascarada”, conta egressa que atuou com refugiados Por dois anos, Suelen Nina Kanashiro atuou em uma Organização Humanitária
Clube do Livro Sci-SAIFR: “O mundo assombrado pelos demônios” O debate virtual sobre a obra acontecerá no dia 17 de abril
Pesquisa traz novas informações acerca da comunicação dos jesuítas no Brasil Colonial O estudo, feito por um egresso, avaliou como os saberes médicos eram comunicados