
No dia 23 de junho, quinta-feira, ocorrerá a Mesa Redonda “A guerra na Ucrânia vista de lá: relatos de um brasileiro dos fronts”, às 18h. Será feito um debate com o jornalista Yan Boechat e pesquisadores da Unesp, por meio da plataforma Google Meet, para receber o link do evento é preciso realizar a inscrição pelo site. O evento é gratuito, aberto a todos e terá certificação. O encontro está sendo organizado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do câmpus da Unesp em Franca.
O conflito na Ucrânia começou com pretexto de treinamento militar em Belarus e ao longo da fronteira entre os dois países, hoje já são mais de cem dias de conflito armado. A guerra da Ucrânia iniciou-se no dia 24 de fevereiro de 2022 e já há milhões de refugiados ucranianos buscando auxílio em outros países.
Nesta semana, no dia 15 de junho, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou a doação de 1 bilhão de dólares e equipamentos de artilharia, munições e sistemas de foguetes para auxiliar as forças ucranianas. O país também disponibilizou uma verba de 225 milhões de dólares para água potável, comida, abrigo e suprimentos médicos para as famílias refugiadas.
O presidente da França, o chanceler alemão e o primeiro-ministro italiano, Emmanuel Macron, Olaf Scholz e Mario Draghi, respectivamente, se encontraram com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para demonstrar apoio. Esse encontro ocorreu na quinta-feira, 16 de junho.
“Os reflexos geopolíticos desse conflito serão duradouros e já marcam um câmbio dramático no enfoque da governança global e das dinâmicas do Direito Internacional público e privado”, afirmam os organizadores do evento.
Os organizadores são: a Me. Taysa Pacca Ferraz de Camargo, que possui graduação (FMU), especialização (EPM) e mestrado em Direito (Unesp), o Me. Caio Pacca Ferraz de Camargo que é graduado em Relações Internacionais (FMU) e Direito (MACKENZIE), realizou mestrado na área do Direito (FMU) e é doutorando (Unesp) na mesma área, a graduada em Direito (Unesp) Sâmia Souza Carvalho e o Prof. Dr. Daniel Campos de Carvalho, que possui graduação, mestrado e doutorado em Direito (USP) e é docente da Unesp em Franca.
Os pesquisadores afirmam: “Teremos uma chance única de, numa conversa livre e aberta, ouvir e perguntar ao premiado jornalista Yan Boechat, como essa guerra se desenrola e o que dela não se vê, mesmo numa sociedade da informação”.
Quem é o jornalista Yan Boechat, que acompanha a guerra na Ucrânia?
Yan Boechat é correspondente da Band na Ucrânia, também já foi correspondente da Folha de São Paulo e da revista Isto É. Boechat tem mais de 20 anos de experiência como jornalista e, também, é fotógrafo.
O jornalista se especializou em conflitos internacionais, já realizou coberturas em áreas de conflito como Síria, Iraque, Faixa de Gaza, Afeganistão, República Democrática do Congo, Egito, Líbano, Venezuela e Tunísia.
No encontro será possível conversar com Yan Boechat, que nos contará sobre a sua experiência e o contexto que está vivenciando na Ucrânia.
Para dúvidas ou mais informações envie um email para organizacaoeventosunesp@gmail.com