
Interessados em Artes Visuais e Artes Cênicas podem participar do processo seletivo gratuito de mestrado e doutorado no Programa de Pós‑graduação em Artes (PPG Artes) do Instituto de Artes da Unesp. São 60 vagas abertas no câmpus de São Paulo, sendo 25 vagas para mestrandos e 35 para doutorandos. Não há taxas de inscrição para participar da seletiva e os aprovados ainda podem concorrer a bolsas e auxílios ao longo do curso. Candidatos podem se inscrever até o dia 5 de setembro de 2025, pelo site do programa, onde está disponível o edital. As aulas começam no 1º semestre de 2026.
Além do edital regular, há um específico para pessoas indígenas, com apoio do Museu da Cultura Indígena, e outro voltado para pessoas refugiadas, com suporte da Rede de Atenção ao Migrante Internacional da Unesp e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). A seletiva conta com reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; pessoas com deficiência, pessoas autodeclaradas transexuais, travestis e transgêneras, quilombolas e refugiados ou ou solicitantes de refúgio.
Os futuros mestre e doutores poderão concorrer a bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que serão divulgadas no começo do ano letivo. O PPG Artes também possibilita bolsas de permanência para estudantes de baixa renda.
O programa oferece duas frentes de estudos para seus alunos: Artes Visuais e Artes Cênicas. A primeira é formada pelas linhas de pesquisa: “Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte” e “Processos e Procedimentos Artísticos”. Enquanto a segunda é composta por “ Estética e Poéticas Cênicas” e “Processos Artísticos, Experiências Educacionais e Mediação Cultural”.
Etapas da seletiva
Na etapa inicial, o processo seletivo analisará o Projeto de Pesquisa (PP), o Currículo Lattes e o portfólio dos candidatos. O roteiro para direcionar o PP está disponível no edital, onde também constam as indicações bibliográficas para estudos.
Os aprovados serão avaliados em uma prova escrita presencial no câmpus de São Paulo no dia 13 de outubro, às 14h, com duração máxima de 4h. Essa etapa trata-se de uma redação reflexiva sobre um ou mais temas presentes na bibliografia, em consonância com a área e linha de pesquisa pretendida.
A fase final será uma prova oral presencial, com possibilidade de ser online - a depender das circunstâncias de cada participante. O teste será marcado individualmente entre os dias 23 e 31 de outubro de 2025. Os entrevistadores avaliarão a consistência do discurso em torno das pretensões científicas e artísticas; a fundamentação teórico-metodológica do PP; o Currículo Lattes e o compromisso e disponibilidade do candidato para frequentar a pós-graduação, entre outros aspectos que a banca julgar pertinentes.
Para dúvidas ou mais informações há o email: posgraduacao.ia@unesp.br