As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica estão abertas | Alumni Unesp
24/05/2023

O mestrado é organizado no modelo interunidades, entre os câmpus de Sorocaba e São João da Boa Vista

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Interunidades ICTS (Instituto de Ciências e Tecnologia de Sorocaba) e FESJ (Faculdade de Engenharia de São João da Boa Vista) está com vagas abertas em fluxo contínuo. Para quem deseja ingressar no 2º semestre de 2023, o prazo para inscrição é até o dia 06/06/2023. Já os candidatos que pretendem começar o curso no 1º semestre de 2024, podem se inscrever até o dia 15/12/2023. As inscrições são feitas pelo site do ICTS, onde também está presente o edital.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 21/06/2023, caso um interessado não for selecionado, ele poderá fazer uma nova inscrição para concorrer às vagas do próximo semestre letivo, em 2024.

A taxa de inscrição para participar é de R$ 90,00 e poderá ser paga por meio de depósito em espécie (desde que identificado) ou de transferência bancária (tanto via internet quanto em terminais de autoatendimento). O comprovante desse pagamento será requisitado no momento da inscrição online.

Para cursar o mestrado em Engenharia Elétrica, é preciso ter formação na área, caso o discente ainda não tenha o diploma em mãos, poderá apresentar um documento equivalente de conclusão de curso de nível superior. O estudante que está para se formar também poderá fazer a inscrição, desde que apresente um documento da Instituição de Ensino atestando que irá concluir o curso antes da matrícula no mestrado, que ocorrerá entre os dias 06/06 a 30/06/2023.

O processo seletivo é composto de um Questionário e de um Projeto Resumido de Pesquisa, ambos modelos estão disponíveis no site do ICTS. Esses devem ser submetidos no momento da inscrição pelo sistema da Unesp, junto com os demais documentos requeridos.

O mestrado tem como áreas de concentração Automação e Sistemas Eletrônicos, com linhas de pesquisa de: Dispositivos e Circuitos; Sinais e Comunicação; Sistemas Mecatrônicos e Sistemas de Energia.

Os interessados precisam selecionar até dois orientadores em até duas linhas de pesquisa, indicando a ordem de preferência. Recomenda-se uma pesquisa prévia dos Currículos Lattes dos docentes do programa, para que o discente possa se familiarizar com os temas de pesquisa e projetos em andamento de cada professor. Dessa forma, o candidato terá mais propriedade para indicar um orientador.

O programa também sugere contato prévio com os docentes, para que se possa alinhar expectativas a respeito da pesquisa. No site do ICTS há todas as linhas de pesquisa com seus respectivos pesquisadores.

Para dúvidas ou mais informações, entre em contato via email ou telefone: pgee.icts@unesp.br ; (15) 3238-3459 e (19) 3638-2450.