O Instituto de Química da Unesp (IQ), câmpus de Araraquara, está com vagas abertas para mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ). As inscrições vão até o dia 3 de junho de 2022, às 17h, e podem ser feitas através do site do IQ, onde também está disponível o edital.
São no total 29 vagas para o mestrado, sendo 3 destinadas ao sistema de cotas. Enquanto para o doutorado, são 34 vagas para ampla concorrência e 4 destinadas a cotistas. O sistema de cotas pode ser usado por candidatos pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência (PCD) e, também, por quem está em situação de vulnerabilidade econômica.
Para se candidatar ao programa é preciso ter diploma em Química ou áreas correlatas, seja em licenciatura ou bacharel, de uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O processo seletivo ocorrerá no dia 28 de forma virtual e poderá ser feito em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. A prova irá abordar sobre questões fundamentais da Química e da Engenharia Química, sendo composta por 24 questões de múltipla escolha e 6 questões dissertativas. Os candidatos ao doutorado também terão seus Currículos Vitaes analisados, assim como o Histórico Escolar do Mestrado.
O candidato que tiver sua inscrição efetivada e conseguir, previamente, uma bolsa de mestrado, doutorado ou doutorado direto aprovada por agência de Fomento ou Fundação, será dispensado do processo seletivo.
Segundo a Profa. Dra. Wennia Limonti de Souza dos Santos: “O principal objetivo do Programa de Pós-Graduação em Química é a formação de recursos humanos capacitados para atuar em Química e áreas afins, assim como desenvolver ciência de elevado nível acadêmico e tecnológico e gerar novos conhecimentos, em harmonia com o desenvolvimento científico, tecnológico e social do país. As características específicas do PPGQ, que o estabelecem como um programa interdisciplinar alicerçado sobre a Química são determinadas pela diversificação de seu corpo docente, composto majoritariamente por químicos, e também por físicos, engenheiros, farmacêuticos e matemáticos. O programa já tinha conceito máximo pela CAPES, com a nota 7 na avaliação trienal de 2010-2012 e manteve a nota na última avaliação quadrienal de 2013-2016, se consolidando ainda mais como um programa de excelência”.
Para dúvidas ou mais infomações entre em contato com: spg.iq@unesp.br