ICTP-SAIFR promove o evento internacional com a participação de dois vencedores do Prêmio Nobel | Alumni Unesp
19/06/2021

O Strings 2021 é o congresso mundial mais importante de Teoria das Cordas

O ICTP-SAIFR (Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental), que foi criado por meio de uma parceria entre a Unesp e FAPESP, está organizando o congresso mundial mais importante de Física na área de Teoria das Cordas: o Strings 2021. O congresso acontece anualmente e é a primeira vez que um instituto da América do Sul o organiza. O encontro acontecerá de maneira virtual entre os dias 21 de junho a 02 de julho de 2021 e terá a presença de dois ganhadores do Prêmio Nobel de Física.

No primeiro dia do evento, David Gross, ganhador do prêmio nobel de 2004 e pesquisador da Universidade da Califórnia Santa Bárbara (EUA), irá palestrar sobre

“Limite de alta energia da teoria das cordas”. Já no dia 2 de julho, será a vez do vencedor do prêmio de 2020,  Roger Penrose, da Universidade de Oxford (Reino Unido), o assunto de sua apresentação não está definido no site do evento. O Strings deste ano deverá reunir cerca de 2 mil pesquisadores internacionais e, também, terá a presença de 90 palestrantes.

Uma novidade que diferencia esta edição do evento das anteriores é a realização de várias discussões informais envolvendo pesquisadores e os participantes da conferência. Além disso, no dia 26 de junho, ocorrerá uma palestra voltada para o público geral, com o presidente da Sociedade Americana de Física, Sylvester James Gates Jr. Já no dia 27 de junho, será feita a atividade, também aberta ao público,  “Pergunte a um Teórico de Cordas”, com a participação de palestrantes do Strings, de jornalistas e David Gross, que atuará como moderador.  O público poderá enviar suas perguntas em português ou inglês pelo chat do Youtube.

O Strings 2021 ainda terá uma sessão com palestras de cinco minutos  apresentadas por alunos de PhD e sessão de pôsteres de pesquisas acadêmicas, esses são voltados para o público especializado.

As atividades abertas ao público geral serão transmitidas pelo Youtube ao vivo às 14h, nos dias 26 e 27 de junho. Para participar acesse esta página do site do evento.

Já o público acadêmico que deseja participar do congresso, deve realizar a inscrição no site do ICTP-SAIFR, onde está disponível relação de palestrantes e a programação completa. Não há nenhuma taxa de participação, o encontro ocorrerá pelo Zoom e será transmitido ao vivo pelo Youtube, das 9h30 às 15h.