Egressa explica como projetos de Fisioterapia contribuem para saúde das mulheres de forma gratuita na unidade da Unesp em Marília | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
27/11/2023
27/11/2023
Tempo de leitura: 6 min

Egressa explica como projetos de Fisioterapia contribuem para saúde das mulheres de forma gratuita na unidade da Unesp em Marília
A área da Fisioterapia realiza atendimentos a pacientes encaminhadas pelo SUS ou que buscam a unidade por conta própria


A Profa. Dra.Caroline Baldini Prudencio é formada em Fisioterapia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp em Marília e, também, é mestre e doutora em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB - Unesp). A sua escolha pela área da Saúde ocorreu devido a um desejo de cuidar das pessoas, esse sentimento sempre esteve presente na vida da unespiana. Hoje, a egressa realiza esse sonho, pois contribui para saúde de mulheres através de atendimentos gratuitos de Fisioterapia.


Após concluir a pós-graduação em Botucatu, Caroline retornou a Marília como docente substituta do Departamento de Fisioterapia Ocupacional. A fisioterapeuta leciona as disciplinas de “Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Saúde da Mulher” e "Gestão em Saúde".


Como ser atendida na Unidade de Marília?


O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória na qual os estudantes da graduação realizam o atendimento fisioterapêutico gratuito à população. Esses acontecem no “Setor de Estágio Supervisionado de Fisioterapia em Saúde da Mulher”, localizado na Unidade Municipal de Fisioterapia e Reabilitação "Benedicto Barbosa" em Marília.


As pacientes atendidas são encaminhadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou procuram a unidade por demanda espontânea. As moradoras de Marília podem entrar em contato com a Unidade da Unesp através do telefone (14) 3402-0714 ou ir pessoalmente até a secretaria da unidade municipal. Para serem atendidas, as pacientes entram em uma lista de espera e, depois, passam por uma triagem para iniciar os tratamentos.

 

Desde tratamento para incontinência urinária até atendimentos em pós-operatórios: a Fisioterapia como uma aliada das pacientes


Caroline explica que a unidade oferece diversos atendimentos por meio da disciplina de estágio e, também, através de projetos de pesquisa, como atendimentos na área de Uroginecologia. Nessa área são feitos tratamentos relacionados ao útero, bexiga e intestino, ou seja, na região do abdômen baixo das mulheres.


Como exemplo, a egressa ressalta os atendimentos a pacientes com incontinência urinária ou prolapso vaginal, também conhecido como bexiga baixa. Ela explica que quando a paciente chega com queixas de sintomas dessas doenças, é feita uma triagem para verificar se a Fisioterapia seria uma opção de tratamento. Em determinados casos, o tratamento fisioterapêutico pode evitar tratamentos mais invasivos como cirurgias. 


Outro projeto de pesquisa que Caroline participa, como coorientadora, é um projeto de Uroginecologia com foco em incontinência urinária de urgência, junto com a orientadora Profa. Dra. Cristiane Pedroni e com a orientanda Daniele Nagami.


A pesquisa da egressa também está relacionada com um projeto de pesquisa em Obstetrícia, que possui participação de duas graduandas da Iniciação Científica, Wanessa Rocha e Lívia Gabini. Esse projeto trata e estuda o uso de Hidroterapia em pacientes gestantes, para fortalecimento do assoalho pélvico e tratamento da incontinência urinária específica que ocorre durante a gestação.


“O atendimento com Hidroterapia é um projeto inovador, inclusive recebeu duas premiações do 13º Congresso Internacional de Fisioterapia. Esse protocolo que a gente está desenvolvendo é um caminho para a comunidade acessar nossos serviços”, afirma Caroline.


Outro serviço que a egressa ressalta na unidade da Unesp em Marília, são os atendimentos na área de Mastologia, com participação dos graduandos. Essa especialidade é responsável pelos tratamentos e prevenções nas glândulas mamárias. 


“Esses atendimentos são para pacientes que chegam, no geral, durante o pós-operatório de cirurgias para retirada de câncer de mama. Aqui, fazemos o processo de pós-operatório utilizando o que há de melhor na literatura científica para atendê-las”. 


Caroline explica que esses serviços recebem muitas pacientes que são encaminhadas diretamente do SUS. Isso ocorre porque a unidade de Fisioterapia da Unesp em Marília é considerada como um centro de referência.


“Nossos projetos são muito importantes para o município, os tratamentos oferecidos são de excelência e é um dos únicos lugares na cidade a oferecer esses serviços. Assim, também ajudamos a ‘desafogar’ a quantidade de pacientes do SUS. Então acredito que seja essa nossa principal contribuição: trazer tratamento de qualidade embasado em evidência científica para a população geral”, conclui a egressa.


Últimas notícias

Egresso assume cargo público como engenheiro na Califórnia A sua 1ª experiência internacional foi na Unesp e o motivou a seguir uma carreira no exterior
Pesquisadores de diversos câmpus da Unesp participarão do Pint of Science O evento global que leva ciência para mesas de bares será entre os dias 19 e 21 de maio
Egresso se torna escritor e é o 4º brasileiro a vencer o Prêmio Saramago Rafael Gallo é autor de livros vencedores de prêmios internacionais e nacionais