_1621466043380.jpg)
Foi lançado nesta semana, um edital para participar do concurso de contos e crônicas “Para não esquecer: literatura da pandemia”. As inscrições estarão abertas por três meses, encerrando-se apenas no dia 13/08/2021, são duas modalidades de participação e os primeiros colocados em cada categoria receberão um prêmio de 5 mil reais. Esse evento foi criado a partir de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proex), a Fundação Editora da Unesp (FEU) e a Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI). O concurso também está sendo financiado com recursos do convênio da Unesp com o banco Santander.
As inscrições podem ser feitas através do site da ACI e estão abertas para: estudantes de graduação, pós-graduação, professores e técnico-administrativos ativos e funcionários das fundações vinculadas à Unesp. A comunidade unespiana, hoje, tem cerca de 60 mil pessoas, entre elas muitos egressos da própria universidade.
Quem deseja se inscrever no edital deve cadastrar um texto original, ou seja, não pode ter sido publicado em meios impressos ou digitais. Além disso, o participante deve optar por uma modalidade, contos ou crônicas, e pode enviar até 3 textos autorais. As obras que forem selecionadas serão publicadas pela Editora Unesp.
Arte e Cultura auxiliam a passar por momentos difíceis
A reitoria da Unesp está promovendo diversas ações para auxiliar o enfrentamento à pandemia, como este concurso. “Entendemos que a promoção de Arte e Cultura neste momento é de fundamental importância para a promoção da saúde e para, de alguma forma, congregar a comunidade”, conta o prof. dr. Raul Borges Guimarães, pró-reitor de extensão universitária e cultura, em entrevista concedida à ACI.
Além de ajudar a somar forças, criar um sentimento de pertencimento à comunidade e promover cultura, a atividade também atuará como um registro histórico do período que estamos vivendo. “O concurso de contos e crônicas vai ajudar a registrar como as pessoas da nossa comunidade estão reagindo a este momento tão inesperado e diferente pelo qual estamos passando. Em certo sentido, pode ser interpretado como um desdobramento do Projeto Memória Covid-19 (lançado no primeiro trimestre pela Assessoria de Comunicação e Imprensa e pelo Comitê Unesp Covid-19)”, diz o professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, da ACI Unesp.
A epidemia causada pelo Coronavírus tem afetado todos nós, mesmo que de maneiras diferentes, é fato que ela tem impactos negativos sobre a saúde mental das pessoas. A literatura, de certa maneira, auxilia a satisfazer a necessidade de fantasia do ser humano. O sociólogo e crítico literário, Antonio Candido afirma que a literatura tem uma “importante função de conhecimento do mundo e do ser… humaniza em sentido profundo, porque faz viver”. Antonio Candido lecionou nos primeiros anos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que acabou se tornando o câmpus da Unesp em Assis. Onde, hoje, há diversas iniciativas culturais em pesquisa e extensão, como o Grupo de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola, coordenado por João Luís Ceccantini, que está auxiliando a estruturar o concurso.
Para mais informações sobre o “Para não esquecer: literatura da pandemia”. e seus organizadores acesse esta página do site da Unesp.