
Já imaginou estudar na Suíça durante três meses, com viagem, acomodação e recursos para desenvolver uma pesquisa no exterior? Essa realidade faz parte do programa Next Generation Scientist, promovido pelo Grupo Novartis em parceria com a Universidade da Basileia, e que está com inscrições abertas!
O Next Generation Scientist oferece um estágio de três meses para que jovens cientistas de países emergentes desenvolvam suas habilidades científicas e profissionais. O programa é voltado para estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado e as oportunidades de estágio são nas áreas de oncologia, neurociências, doenças cardiovasculares, imunologia e dermatologia, respiratória e oftalmologia.
As inscrições vão até o dia 30 de novembro e podem ser feitas por meio do site. Para participar do processo seletivo, o candidato precisa preencher o formulário e enviar os documentos solicitados - como currículo, carta de recomendação/suporte de um membro da faculdade, carta de motivação, pesquisa de interesse, resumo do projeto atual e histórico escolar.
Depois da inscrição, há uma triagem da documentação e entrevistas por telefone com equipe de cientistas da Novartis Global e da Universidade da Basileia. Quem for selecionado para o programa vão estudar na Basileia por três meses (de junho a agosto de 2019), e ainda vão receber mentoria com os profissionais da Novartis. Os estudantes também vão trabalhar no projeto de pesquisa, além de participarem de um programa de desenvolvimento de liderança destinado a aprimorar suas habilidades de tomada de decisão e comunicação.
Sobre o programa
O programa Next Generation Scientist é realizado desde 2011, e já recebeu mais 160 cientistas de 70 instituições diferentes e de 24 países - inclusive o Brasil! Para João Sanches, diretor de Relações Governamentais e Comunicação Corporativa da Novartis, “o programa contribui para a educação e formação de cientistas que planejam colaborar para o fortalecimento dos sistemas de saúde em seus países de origem”.
Além do espaço para a pesquisa, o programa oferece toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento do projeto aos candidatos selecionados: viagem, acomodação, solicitação de visto de estudante às autoridades suíças em nome dos participantes selecionados, seguro de saúde e um salário mensal para cobrir despesas básicas.
“É uma oportunidade do jovem pesquisador absorver conhecimento e aplicá-lo de acordo com as necessidades locais, além de aprimorar as habilidades de liderança científica, uma vez que os estagiários são submetidos a metodologias de pesquisa de ponta”, ressalta Sanches.