
Foto: Divulgação Foto: Omics Biotecnologia Animal.
A Omics Biotecnologia Animal foi selecionada para iniciar, no portal Alumni, uma série sobre as empresas filhas da Unesp, essa ação é uma parceria com a AUIN (Agência Unesp de Inovação). A escolha por essa empresa ocorreu devido a grande interação com a universidade e com pesquisas acadêmicas, demonstrando que a Ciência é uma aliada à Inovação e ao empreendedorismo. A Omics foi criada pela egressa Marina Alvarenga, graduada em Medicina Veterinária e mestre em Biotecnologia Animal, ambos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp em Botucatu. A corporação, que funciona em um laboratório, utiliza células-tronco para tratar diversas doenças e contribuir para o bem-estar animal.
Outro laço entre a organização e a universidade é a história pessoal de Marina, ela faz parte da terceira geração de formados pela Unesp em sua família. A veterinária é neta do geólogo Paulo Milton B. Landim, que foi docente e reitor (1989-1993) em nossa faculdade. Sua avó, Carminda da Cruz Landim, que é historiadora, também foi docente e professora emérita. Essa árvore genealógica unespiana inclui a mãe de Marina, Fernanda Landim, que é graduada, mestre e doutora pela FMVZ e seu pai, Marco Antonio Alvarenga, que é mestre e doutor pela mesma instituição. Ambos também atuaram como docentes no câmpus de Botucatu.
Marina afirma que “dá pra imaginar que por gosto e por influência da família, minha escolha também era seguir a carreira acadêmica. Fiz a graduação em Medicina Veterinária, quando desenvolvi iniciação científica. Depois realizei o mestrado em Biotecnologia Animal e sempre tive paixão pelo tema das células-tronco. Bom, depois de anos aprimorando os protocolos de cultivo e aplicação dessas células no ambiente acadêmico e vendo os resultados de sucesso que eu tinha nos casos tratados na Unesp, resolvi abrir a Omics. Assim, pude levar os benefícios da terapia celular para uma maior quantidade de pacientes. A empresa nasceu em 2014, e, em 2020, minha mãe se aposentou e se juntou a mim”.
Hoje, Fernanda Landim é Diretora Científica da Omics e explica sobre o tratamento realizado pela empresa: “em doenças degenerativas crônicas, por exemplo, buscamos a diminuição da dor e da progressão da doença. Isso é extremamente vantajoso para animais que teriam que tomar medicamentos para o resto da vida, talvez sem resposta. Com as células-tronco, oferecemos um tratamento eficiente e natural. Além de todo o nosso repertório construído na Unesp, nossa equipe ainda conta com a participação de outras egressas da Universidade Estadual Paulista”.

Marina, por sua vez, destaca pontos importantes do tratamento realizado pelo laboratório: “ao contrário dos medicamentos convencionais, que atuam de forma não específica e resultam em efeitos colaterais indesejados, o uso da terapia celular gera uma ação global no processo de regeneração, liberando substâncias que diminuem inflamações, dores, estimulam a reparação do tecido lesionado. O sistema imune do paciente é fortalecido e minimizam-se as mortes de células saudáveis. Essa técnica traz uma esperança muito grande para enfermidades que até pouco tempo eram consideradas intratáveis ou de difícil resolução, como as doenças degenerativas; neurológicas; ortopédicas e imunomediadas. Assim, além do impacto direto que isso tem sobre a qualidade de vida dos animais, há também a melhoria na qualidade da interação deles com os tutores, prolongando o convívio”.
As células-tronco mesenquimais (CTM) utilizadas pelas pesquisadoras têm grande capacidade de multiplicação e diferenciação. São capazes de reparar e repor tecidos, como pele, ossos, cartilagem, tendões e ligamentos. Essas células são encontradas em todos os tecidos adultos e, na medicina veterinária, são obtidas especialmente no tecido adiposo e na medula óssea.
O tratamento da Omics é direcionado para cães, gatos e cavalos, esse tratamento pode ser utilizado isoladamente ou como coadjuvante nos tratamentos convencionais. A empresa filha já atendeu mais de 2000 pacientes em todo o Brasil.

Trabalho no laboratório da empresa, localizada no Parque Tecnológico Botucatu. Foto: Omics Biotecnologia Animal.
Trajetória da empresa
A consolidação dessa organização ocorreu, especialmente, em 2017, quando foi firmada uma importante parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Na ocasião, ela foi a única empresa na área de Biotecnologia selecionada – entre mais de 500 projetos enviados - pelo programa Finep Startup, uma iniciativa do Governo Federal para impulsionar o crescimento de negócios com produtos inovadores já desenvolvidos e em busca de inserção no mercado. Com o aporte recebido, Marina contratou profissionais para atuação em laboratório, na área comercial e na área de marketing. Dessa forma, conseguiu aproximar os serviços da empresa a clínicas e hospitais veterinários que trabalham com terapia de células-tronco.
Além da Finep, o projeto da empresa também foi aprovado pelo programa Pipe-Fapesp. A participação nesse programa teve como objetivo desenvolver, a partir das células tronco, substâncias que podem ser utilizadas em diversos produtos da medicina veterinária. Como pomadas e colírios, a fim de atingir uma fatia maior do mercado pet.
Outro momento importante para o fortalecimento da Onics, foi a seleção da empresa no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para a Inovação (MAI/DAI) da Unesp. Por conta disso, a empresa está vinculada a projetos de mestrado e doutorado que serão realizados no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Animal da FMVZ. Essas pesquisas também contribuirão diretamente para o avanço dos estudos, testes de segurança e aplicações no segmento de Terapia Celular Avançada.
Marina ressalta que tem muito orgulho de utilizar o conhecimento adquirido na universidade para o tratamento de doenças e melhoria do bem-estar animal. Ela também conta que trabalha diariamente para melhorar o atendimento veterinário oferecido à população, para que esse ocorra de maneira consciente e responsável. Além do desenvolvimento de produtos, ela sempre busca realizar cursos, palestras e workshops buscando informar as pessoas sobre os reais mecanismos de ação e tratamento com células-tronco mesenquimais.
Saiba mais sobre as empresas-filhas da Unesp por meio do e-book de empreendedorismo da AUIN.
Co-autoria de Isabela Holl (Alumni) e Tainah Veras (AUIN).