
Thales Agricola de Azevedo é mestre e doutor pelo Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo (SP). Entretanto, o egresso nasceu longe da capital paulista, no Rio de Janeiro (RJ), onde cursou sua graduação em Física na UFRJ. Durante sua iniciação científica, o jovem teve contato com a Teoria das Cordas e seu interesse na área o fez conhecer o trabalho do Prof.Dr. Nathan Berkovits, docente do IFT. Hoje, o egresso é docente e pesquisador da área de Física.
Em 2008, quando Thales estava finalizando sua graduação, o docente Nathan Berkovits organizou um concurso para jovens físicos. O egresso participou do evento e conquistou o primeiro lugar. Esse foi seu primeiro contato com o professor que acabou se tornando seu orientador, durante o mestrado e doutorado.
A primeira sede do ICTP foi criada em Trieste na Itália em 1964, pelo físico paquistanês Abdus Salam, vencedor do Prêmio Nobel da Física de 1979. Posteriormente, a iniciativa recebeu o apoio da Unesco, com objetivo de desenvolver capacidade científica nos países em desenvolvimento.
Devido a isso, em 2011, ocorreu a criação do ICTP-SAIFR no câmpus da Unesp em São Paulo. O centro foi fundado em paralelo com os estudos do egresso na pós-graduação do IFT, o que beneficiou as suas pesquisas e o fez ter contato com a comunidade universitária internacional durante eventos em Trieste.
O Prof. Dr. Thales explica que o motivo para criação desse instituto é descentralizar e aproximar as pesquisas em Física dos países da América do Sul.
“O ICTP-SAIFR tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da Física, especialmente nos países em desenvolvimento, como o Brasil. O instituto também facilita que estudantes do IFT da Unesp participem de eventos no ICTP em Trieste”.
O vínculo com o ICTP também contribui financeiramente para criação e organização de eventos de divulgação científica em São Paulo. Pois, o instituto no Brasil está sempre ofertando cursos para estudantes e especialistas de Física.
Ao exemplo de eventos sobre Física ou temas multidisciplinares para professores e estudantes do Ensino Médio. “Esses estudantes poderão se tornar cientistas no futuro. Nesse processo, o instituto acaba divulgando a própria Unesp e sua comunidade, uma vez que o centro está localizado no prédio no câmpus, tanto nacional como internacionalmente”, comenta o Prof. Dr. Thales.
O egresso também aborda que esses eventos do instituto costumam ter a participação de estudantes e pesquisadores de diversas nacionalidades. Isso colabora para a visibilidade e valorização das pesquisas brasileiras. Além disso, o contato entre pessoas de diferentes origens acaba gerando colaborações inovadoras.
Para se manter atualizado sobre os eventos e cursos gratuitos oferecidos pelo instituto, basta acessar o site do ICTP-SAIFR ou seguir o perfil do centro no Instagram.