A centralidade no ser humano foi uma das características que chamou a atenção de Letícia de Sá para a Psicologia. Curso em que ela é formada pela Unesp, no campus de Bauru. Hoje, a egressa é analista de desenvolvimento em Recursos Humanos (RH) na empresa multinacional Bracell, em Lençóis Paulista (SP).
A egressa se formou em 2022, ano em que foi aprovada em uma vaga de estágio na área de Desenvolvimento de Lideranças, após quatro meses recebeu uma proposta de efetivação. “Quando penso no dia-a-dia em uma multinacional a primeira palavra que me vem à cabeça é ‘dinamismo’, porque tudo muda e se desenvolve rapidamente e em grandes proporções. São muitos projetos acontecendo ao mesmo tempo e isso exige jogo de cintura para dar conta de tudo com eficiência”, ressalta.
A Bracell é uma produtora de celulose e possui sedes na Ásia, Europa, Oriente Médio, África e Estados Unidos. Letícia afirma que na empresa há cerca de 11 mil colaboradores, dentre esses há trabalhadores de outros estados e países o que torna o ambiente de trabalho culturalmente rico. Da mesma forma, trabalhadores brasileiros também atuam em outros países.
Estágio
Letícia participou do primeiro programa de estágio para nível superior que aconteceu na unidade de Lençóis. A vaga era para área de Desenvolvimento de Lideranças na Bracell Learning Institute (instituto de desenvolvimento) que é um setor voltado para o treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores.
A analista explica que a área está diretamente relacionada com os desafios, as competências e as técnicas comportamentais que precisam ser desenvolvidas para realizar a gestão de forma mais eficiente.
“Nós atuamos com os colaboradores que param de entregar apenas por si e passam a ter que entregar pelas mãos de uma equipe. Nada prepara para a Liderança, os trabalhadores chegam ao cargo e começam a ter que gerir pessoas, o que é um desafio”, ressalta. Ela também explica que na Bracell existe um pilar voltado para Liderança que oferece treinamentos para supervisão, coordenação e níveis hierárquicos mais altos.
Cargo atual
Letícia atua como analista de desenvolvimento dentro do pilar de Liderança. “Todos que pleiteiam uma carreira de líder passam por uma avaliação. Usamos algumas ferramentas para fazer um mapeamento comportamental dos novos líderes. Com esses resultados, temos um entendimento claro e efetivo de quais são as lacunas de desenvolvimento e suas potencialidades a serem exploradas, assim conseguimos apoiá-los”, afirma.
A psicóloga explica que é um projeto pioneiro dentro da Bracell e tanto a empresa quanto a equipe se beneficiaram, pois gera mais assertividade nas tomadas de decisões. A egressa também atua com o desenvolvimento dos colaboradores através de palestras e treinamentos.
Psicólogos na área empresarial
A Psicologia Organizacional é voltada para o ambiente empresarial. “Quando pensamos em psicólogos trabalhando em empresas associamos ao RH, devido ao diferencial da graduação. A atuação do psicólogo organizacional é voltada para a essência da formação: as pessoas. Também trabalhamos com processos, dados e questões estratégicas, mas a atuação é mais atrelada ao ser humano em si”, explica.
A unespiana conta que o setor de RH da Bracell possui cerca de 293 colaboradores e há psicólogos atuando em recrutamento, seleção, desenvolvimento e em outras áreas. “Eu nunca tinha experimentado atuar com treinamento e desenvolvimento antes da empresa e, hoje, não me vejo em outra área de RH sem ser essa, pois descobri que gosto da Psicologia Organizacional por conta do desenvolvimento das pessoas”, conclui.