_1647090072931.jpg)
A egressa Paola Leutwiler com seu marido e sócio Diego Moraes. Foto: arquivo pessoal de Paola.
Paola Leutwiler é formada pela Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR) da Unesp, no câmpus de Araraquara (2007). A unespiana tem duas características em comum com seu marido, Diego Moraes (Unicamp), ambos são graduados em Letras e ambos acreditam em uma educação mais libertadora, emancipatória e reflexiva. O casal de professores passou a sonhar junto com a abertura de um curso que estivesse de acordo com a visão deles. Assim, em 2016, surgiu a “Palavrear”, uma escola preparatória para Redação a nível de vestibulares e concursos públicos, localizada em Bauru (SP).
A egressa afirma que sempre teve vontade de ter seu próprio curso sobre Língua Portuguesa, Gramática e Redação, para poder lecionar de uma forma mais livre. Ela comenta: “A Palavrear surgiu do sonho de ter uma escola onde a gente pudesse ter autonomia de pensamento e não ficar dependente, pedagogicamente, de outras instituições de ensino. Além disso, desejamos provocar essa autonomia nos estudantes. Os objetivos da escola são formar educandos críticos, conscientes e autônomos de pensamento, que sejam capazes de analisar um fenômeno em sua completude, de debater sobre quaisquer temas e, claro, buscar que eles obtenham êxito no vestibular ou concurso que eles desejam, isso é uma consequência de todo o processo”.
O empreendimento permitiu que a dupla tivesse mais emancipação financeira e construísse um modelo de negócio “com a cara deles”, como conta a unespiana. Os maiores desafios enfrentados durante a criação da empresa foram relacionados à Administração e Marketing Digital. “Afinal, o nosso negócio é dar aula”, ressalta Paola.

Egressa durante aula na Palavrear. Foto: arquivo pessoal de Paola.
Além da aprovação no vestibular, a professora, que é admiradora de poesia e literatura, também busca estimular o lado escritor e leitor de seus alunos. O amor pelas letras começou durante sua época escolar. A educadora, que é natural de Arealva (SP), cursou CEFAM (Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério) em Bauru e conta que essa experiência a fez se aproximar ainda mais da Língua Portuguesa.
Paola relembra: “Sempre sonhei com a ideia de dar aula, me apaixonei por Paulo Freire durante o Ensino Médio. Costumo brincar que o Fernando Pessoa acabou com a minha vida, porque amava tanto poesia que quis fazer Letras. Minha família não tinha condição de me bancar em uma cidade grande, com dificuldades puderam me ajudar em uma cidade menor, como Assis (SP), onde fui aprovada na Unesp. Assim, comecei a estudar Letras e fiz por 2 anos, mas não me adaptei à cidade e pedi transferência para Araraquara (SP), completei a graduação em 2007. Fiz a Unesp por ser uma faculdade acessível, próxima da minha cidade e amei todas as experiências, sou muito grata”.
Após a graduação, em 2008, Paola cursou uma pós graduação em “Teorias Linguísticas e Ensino” também pela Unesp em Araraquara. A unespiana ressalta que sua jornada profissional após a graduação foi exitosa, pois nunca parou de trabalhar:“Sempre consegui colocação no mercado de trabalho e a Unesp com certeza me ajudou muito nisso”. A educadora começou sendo monitora, depois trabalhou como professora em vários colégios e acabou se especializando na área de Redação para cursos pré-vestibulares. Atualmente, além da Palavrear, ela atua em cursinhos preparatórios particulares e dá aulas para o Ensino Médio.
Sobre sua experiência na universidade, a egressa ressalta: “A Unesp contribuiu muito para minha realização pessoal e profissional. Tive contato com pessoas de vários lugares, que eu nunca imaginei conhecer, além do contato com os docentes, que também foi algo muito marcante e positivo. A universidade promove uma abertura de visão de mundo que não tem como explicar, por isso sempre indico para meus alunos que eles procurem a universidade pública. Sou muito grata e sempre tive muito acolhimento. Nós egressos devemos sempre buscar a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, para que ela possa abarcar todas as esferas da população brasileira. Além disso, a Unesp me ajudou no sentido de que os meus diplomas têm muito valor no mercado de trabalho, sempre recebo uma devolutiva positiva”.
A egressa agora está terminando seu mestrado em Mídia e Tecnologia na FAAC (Faculdade de Artes Arquitetura e Comunicação) na Unesp, câmpus de Bauru. Para seu futuro ela planeja continuar estudando e se dedicando, visando formar alunos críticos e pensantes. Para acompanhar a Palavrear acesse a página da empresa no Instagram e no Facebook.