Como o coronavírus se espalha para as cidades no interior de São Paulo | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
04/05/2020
04/05/2020
Tempo de leitura: 2 min

Como o coronavírus se espalha para as cidades no interior de São Paulo
Estudo da Unesp mapeia a dispersão do vírus no interior do estado



A cidade de São Paulo é o epicentro do coronavírus no Brasil. Na última semana, o Governo de SP divulgou que as mortes por covid-19 teve um aumento de 1.350% durante o mês de abril no estado de São Paulo. O destaque foi para o interior, litoral e Grande SP, onde o número de óbitos cresceu 42 vezes – passou de 20 mortes no dia 1º para 853 em 30 de abril. Segundo José Henrique Germann, Secretário de Estado da Saúde, a velocidade do crescimento de casos de covid-19 é de 12% em todo estado.


O alerta sobre os riscos de disseminação do coronavírus no interior foi pela Unesp. A pesquisa, desenvolvida pelas Faculdade de Ciências e Tecnologia (Presidente Prudente) e de Medicina (Botucatu), mapeia os casos confirmados de coronavírus através das redes sociais e faz a checagem das informações em bases oficiais. A partir desses dados, os pesquisadores elaboram mapas com as rotas de dispersão do vírus no interior. 


De acordo com o estudo, divulgado na primeira semana de abril, as cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Santos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Votuporanga são centro de maior risco de propagação do vírus. Os dados sobre os casos de coronavírus em São Paulo, coletados nesta segunda-feira, indicam que, entre as 20 cidades do interior com maior número de registros de covid-19, estão 10 municípios apontados como polos da covid-19. A tabela a seguir mostra a relação dos casos por cidades no estado de São Paulo:




Na mira

Na semana passada, o professor Carlos Magno Fortaleza, membro do Centro de Contingência do Coronavírus apresentou um novo levantamento do estudo sobre o avanço da pandemia no interior. Segundo o estudo, a dinâmica das cidades consideradas polos regionais, como Campinas, Bauru e São José do Rio Preto, possui cinco vezes mais chances de disseminação do vírus do que outras cidades menores, com baixa densidade populacional e menor conectividade com municípios de sua região. Além disso, a rota de disseminação do vírus se concentra ao redor da capital, na Região Metropolitana, e se espalha pelas principais rodovias do interior do Estado.


Em entrevista, o professor explicou que “municípios como Bauru, Araraquara, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, entre outras, são importantes para deter o avanço do vírus”. Por isso que as medidas de distanciamento social são mais urgentes nessas cidades. “É grande a necessidade de que os grandes centros regionais mantenham maior rigor no isolamento, o que vai impactar nos demais [em relação à circulação do vírus]”.


Dos 32.187 casos confirmados de covid-19 no estado de São Paulo, 37,6% estão no interior, litoral e Grande São Paulo. Até o momento, 334 cidades do estado tem pelo menos um caso de coronavírus. 


__________________________________________________


Seja um Parceiro pela Vida! Esta campanha da Unesp recebe doações para fortalecer as iniciativas de combate ao coronavírus. Para saber mais, acesse: prograddb.unesp.br/parceiro/


Últimas notícias

“Tive contato com a desigualdade desmascarada”, conta egressa que atuou com refugiados Por dois anos, Suelen Nina Kanashiro atuou em uma Organização Humanitária
Clube do Livro Sci-SAIFR: “O mundo assombrado pelos demônios” O debate virtual sobre a obra acontecerá no dia 17 de abril
Pesquisa traz novas informações acerca da comunicação dos jesuítas no Brasil Colonial O estudo, feito por um egresso, avaliou como os saberes médicos eram comunicados