Combate a desinformação: pesquisa da Unesp informa sobre a distribuição e disseminação do Coronavírus | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
08/09/2020
08/09/2020
Tempo de leitura: 3 min

Combate a desinformação: pesquisa da Unesp informa sobre a distribuição e disseminação do Coronavírus
A iniciativa Radar Covid-19 foi criada por sete pesquisadores que estão estudando sobre a doença em São Paulo e no Brasil


Em momentos como este que estamos vivendo, de pandemia global, a desinformação pode ter consequências sérias. Por isso é importante sempre consultar informações precisas sobre a doença, como o projeto de pesquisa Radar Covid-19, criado por pesquisadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNESP), Campus de Presidente Prudente criaram o projeto Radar Covid-19. A iniciativa gerou seis frentes de  pesquisas sobre o Coronavírus.


Esse estudo gera informações confiáveis vindas de pesquisas científicas. O Radar Covid-19 auxilia a identificar novos casos, gera dados numéricos sobre os casos de Coronavírus e os categoriza por região no estado de São Paulo e no Brasil. A pesquisa também gerou explicações sobre o padrão de disseminação do vírus pelo estado. 


Mapeamento de Rumores


Essa frente de pesquisa gerou informações sobre a quantidade de casos de Coronavírus e sua evolução cronológica, assim como a quantidade referente ao número de óbitos pela doença.


Além disso, a pesquisa propõe a análise e mineração de dados de redes sociais, por meio do Twitter, são analisados os comentários das pessoas sobre seus sintomas. Também são registradas as buscas no Google sobre os sintomas da Covid-19. Assim, os pesquisadores estão avaliando a relação dos relatos das redes sociais com os dados oficiais da doença. Segundo os responsáveis, o estudo pode ajudar a encontrar possíveis novos focos de disseminação de Covid-19. Para conferir os dados clique aqui.


Análise da Disseminação Hierárquica


Essa parte do estudo está mais voltada para o entendimento do padrão de disseminação do vírus no estado de São Paulo. Os resultados são divulgados por meio de representações visuais interativas. 


Um dos objetivos é identificar áreas com alto risco de contaminação devido à influência de municípios com casos confirmados e suas relações com cidades vizinhas. Essa análise verificou quais são as principais rotas do Coronavírus no Estado, quais cidades estão e serão mais afetadas devido sua localidade geográfica e suas características. Confira o vídeo que explica em detalhes a importância e funcionamento do estudo.


Análise Regional do Número de Casos


Neste estudo foi feita uma análise visual do risco de contaminação. Por meio das representações visuais interativas é possível perceber as curvas de crescimento do contágio por Covid-19 de forma espacial e cronológica. Clique aqui para conferir as informações da sua região.


Análise da Difusão Espacial


Essa parte da pesquisa está mais voltada para a análise da difusão da Covid-19 no território paulista, utilizando técnicas de análise exploratória que permitem identificar rotas de dispersão do vírus pelo interior do estado de São Paulo. A maior parte do conteúdo gerado está em inglês e é voltado para comunidade acadêmica, para mais detalhes clique aqui.


Análise da Regional da DRS XI


Essa pesquisa atende especificamente o município de Presidente Prudente. O Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde (FCT) da UNESP utilizou análises matemáticas para obter dados mais específicos sobre o município. Foram utilizados dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde a respeito da Covid-19. 


O estudo considerou o nível de isolamento social na cidade, analisou quais áreas estão sendo mais afetadas, avaliou fatores populacionais e a ocupação de leitos nas UTIs em Presidente Prudente. Para mais detalhes clique aqui


Mapeamento Cartográfico


Esta frente de pesquisa divulgou informações meticulosas gerando um grande panorama sobre a Covid-19 em todo o Brasil. 


Soma-se a essa iniciativa o trabalho de mapeamento que está sendo desenvolvido a partir dos registros oficiais de Covid-19. Trata-se de um trabalho detalhado de representação e comunicação cartográfica. Detalhes acerca desse projeto podem ser encontrados aqui.


Os pesquisadores responsáveis pelo Radar Covid-19 são: 


Prof. Dr. Rogério Eduardo Garcia: Departamento de Matemática e Computação - FCT/UNESP


Prof. Dr. Danilo Medeiros Eler: Departamento de Matemática e Computação - FCT/UNESP


Prof. Dr. Ronaldo Celso Messias Correia: Departamento de Matemática e Computação - FCT/UNESP


MSc. Wilson Estécio Marcílio Júnior: Doutorando em Ciência da Computação


Rafael Bezerra de Menezes Rodrigues: Mestrando em Ciência da Computação








Últimas notícias

Programa de trainee foi a porta de entrada para egresso atuar em uma multinacional Formado pela Unesp, Bernardo Helou Khalil trabalha como engenheiro de processos
Egresso assume cargo público como engenheiro na Califórnia A sua 1ª experiência internacional foi na Unesp e o motivou a seguir uma carreira no exterior
Pesquisadores de diversos câmpus da Unesp participarão do Pint of Science O evento global que leva ciência para mesas de bares será entre os dias 19 e 21 de maio