Carreira internacional: egresso conta sobre suas experiências profissionais na Bélgica e nos EUA | Alumni Unesp
01/10/2024

Renzo Negrini afirma que a internacionalização o auxiliou a se aproximar de seus objetivos na área

O egresso participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28) em Dubai. Foto: arquivo pessoal.

Renzo Negrini é formado pelo curso de Engenharia Agrícola da Unesp, no campus de Botucatu. O egresso enxerga em sua área um caminho para solucionar problemas ambientais, produzir alimentos e gerar energia sustentável. Para exercer esse propósito, o engenheiro concluiu a graduação e buscou oportunidades internacionais. Hoje, ele estuda Agricultura de Precisão em seu mestrado na Universidade de Minnesota (EUA).

A Unesp foi seu ponto de partida e desempenhou um papel fundamental na trajetória de Renzo. Ele conta que o nome da universidade o ajudou a conseguir um estágio obrigatório, em 2021, na Universidade de Ghent (Bélgica)— o pontapé inicial de sua carreira — e, posteriormente, o mestrado. “Dentro das instituições brasileiras focadas em Agricultura, a Unesp é um destaque internacional”, afirma Renzo.

“Quando eu me apresentava para professores e falava que era da Unesp, tudo mudava. Todos conhecem a universidade. Eu conheço PHDs, mestrandos e estagiários que estão nos Estados Unidos, por exemplo, e todos tiveram uma relação com a Unesp”, narra.

Negrini destaca que, para buscar oportunidades no exterior, é importante construir um currículo com atenção aos detalhes, inclusive, na forma de escrever o email que vai apresentar o aluno para a instituição. Outra dica é preparar um currículo em inglês personalizado para cada professor. Conseguir o aceite de um docente para a orientação é uma das principais partes do processo, segundo Renzo.

Explorando os recursos da instituição belga, ele descobriu que poderia cursar disciplinas além do estágio. "Eu tive a oportunidade de finalmente mergulhar na minha área", conta Renzo. Ele não só começou a conhecer a Agricultura de Precisão, como também se aprofundou em áreas como Big Data, Customer Relationship Management e Business Analytics. Nas aulas, que ele cursava em paralelo ao trabalho, ele dividia sala com alunos da graduação, pós graduação e MBA.

Negrini retornou ao Brasil após a conclusão do estágio e se formou na Unesp. Um mês antes de deixar a Bélgica, porém, ele já aplicou para o mestrado. Em setembro de 2022, Renzo começou sua trajetória na Universidade de Minnesota (EUA).

Atividades de campo fazem parte da pesquisa do egresso. Ele atua com produtores locais e compartilha informações econômicas e sustentáveis. Foto: arquivo pessoal.

O tema de sua pesquisa é Agricultura de Precisão, com foco na proteção de plantas, por meio do uso de nitrogênio, enxofre e biofertilizantes. No dia a dia, ele realiza pesquisas em fazendas, trabalhando direto com o produtor. O objetivo é otimizar ao máximo a capacidade de produção, gerando impactos econômicos com sustentabilidade.

O mestrado rendeu a Negrini uma chance de participar de conferências internacionais, incluindo a COP 28, em Dubai, onde conheceu líderes como o presidente Lula e Bill Gates. Nessas ocasiões pesquisas sobre sustentabilidade são valorizadas.

“Quando você tem um trabalho que está alinhado com o seu propósito. Eu acho que é muito fácil de você se manter motivado e inspirado”, finaliza.

Renzo Negrini está disposto a dialogar e oferecer dicas para os graduandos que estão buscando estágio. Para entrar em contato com o egresso acesse seu perfil no Linkedin.