A participação no cursinho da Unesp inspirou egresso a permanecer na Educação | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
24/07/2024
24/07/2024
Tempo de leitura: 5 min

A participação no cursinho da Unesp inspirou egresso a permanecer na Educação
Luiz Henrique Pereira lecionou no Cursinho Alternativo da Unesp em Marília durante sua graduação



A Educação pode ser transformadora e, ao perceber isso, Luiz Henrique Pereira passou a enxergar a atividade como um compromisso político. O egresso, formado em 2017, atuou como professor do Cursinho Alternativo da Unesp de Marília (CAUM) durante a sua graduação em Ciências Sociais. O projeto é voltado para auxiliar pré-vestibulandos de baixa renda a ingressar no ensino superior público. 


“Essa experiência influenciou significativamente minha decisão de seguir a carreira docente. Lecionar no CAUM ajudou a delinear meus caminhos profissionais. A motivação para dar aulas no cursinho veio do desejo de contribuir com a democratização do acesso às universidades, bem como do compromisso de construir um projeto de educação e sociedade articulado com sujeitos engajados com um modo de produção mais justo e possível”, ressalta. 


O CAUM foi criado em 1998 pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) e ainda está ativo. Segundo site do projeto, o objetivo é formar os estudantes para além da preparação para o vestibular, em busca de construir um indivíduo crítico acerca da sociedade em que vive. Não existe mensalidade e a prioridade são alunos egressos de escolas públicas.


“Uma das coisas que mais me marcou foi o ambiente de auto-organização do CAUM. O espaço do cursinho demonstrou como princípios políticos podem compor elementos organizativos e pedagógicos entre seus membros”, conta. 


Luiz Henrique ingressou no CAUM em 2013, assim que entrou na Unesp. Hoje ele possui bacharelado em licenciatura em Ciências Sociais. Além disso, ele já havia se formado em Comunicação Social pela Cásper Líbero em 2012. Hoje, ele é professor dessa área no Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).


“A interação constante com os discentes e a necessidade de elaborar métodos de ensino que correspondem às demandas e ao repertório dos mesmos foram experiências valiosas que moldaram minha formação e o compromisso político com a Educação. Destaco ainda, que a experiência não apenas influenciou, como abriu portas no caminho, contribuindo para a minha participação em outros projetos acadêmicos, entrevistas de emprego e auxiliou a minha prática em sala de aula. O cursinho foi e continua sendo assunto e suporte recorrente da minha trajetória”.


O unespiano afirma que a Unesp é uma universidade pública de excelência, que o auxiliou na construção de uma base acadêmica consistente a partir da pesquisa, ensino e extensão. Ele destaca que a sua trajetória na instituição o permitiu ter acesso a um ensino de qualidade. Além de contribuir para o desenvolvimento de um senso de preocupação constante e necessário com a comunidade em geral.


Últimas notícias

ICTP-SAIFR: escola sobre Física Biológica está com inscrições abertas O curso gratuito e presencial será aberto a todos os interessados
Presidente Prudente: inscrições abertas para Pós-graduação em Ciências Cartográficas A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp está com vagas abertas para mestrado e doutorado
Egresso e diretor comenta a classificação do CTI como 1º entre as escolas públicas de SP O Colégio Técnico Industrial (CTI) da Unesp em Bauru é 1º do estado e o 6º do Brasil