Egresso e diretor comenta a classificação do CTI como 1º entre as escolas públicas de SP | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
04/09/2024
04/09/2024
Tempo de leitura: 4 min

Egresso e diretor comenta a classificação do CTI como 1º entre as escolas públicas de SP
O Colégio Técnico Industrial (CTI) da Unesp em Bauru é 1º do estado e o 6º do Brasil


Marcelo Rodrigues da Silva Pelissari é químico pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre e doutor em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT) pela Faculdade de Ciências da Unesp em Bauru. Hoje, ele é diretor do Colégio Técnico Industrial (CTI) que acaba de conquistar a classificação de 1º colocado do estado de São Paulo e 6º do Brasil entre as escolas públicas. 


A classificação da qualidade das escolas públicas no Brasil é aferida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que noticiou o ranking no dia 15 de agosto.


O Ideb pertence ao governo federal e avalia o fluxo escolar e a média de resultados nas avaliações aplicadas aos estudantes. O CTI obteve 7,4 pontos na avaliação, assim está acima da média divulgada pelo governo de São Paulo: 5,5. O Prof. Dr. Marcelo explica que o fluxo escolar também avalia a evasão entre os alunos e no CTI esse índice é baixo. Pois, 95% dos estudantes concluem a formação.


O egresso é professor do CTI desde 2010, ano em que também defendeu sua tese de doutorado. Com o tempo, começou a participar da coordenação do Ensino Médio Técnico. Atualmente, está à frente da direção há dois anos e cumprirá um mandato de quatro anos.  


“Os estudantes do colégio sempre apresentaram resultados muito acima da média. São57 anos de história, com uma equipe comprometida a manter a excelência do CTI. A Unesp tem uma trajetória longa com a educação básica, outros câmpus já tinham colégios antes de Bauru, como Guaratinguetá, por exemplo”.


Ele afirma que a proximidade com a universidade é algo benéfico para formação dos alunos e que um dos objetivos de seu mandato é estreitar os laços entre as duas instituições. O professor também destaca a importância de investir na educação básica e nas políticas de capacitação. 


“No final do ciclo, o CTI insere na sociedade alunos altamente qualificados, com uma formação sólida. Na faculdade, é mais fácil para os docentes da graduação trabalharem com esses futuros graduandos”, destaca.


Marcelo alerta que trabalhar com educação básica e pública é um desafio constante que requer dedicação. Ele deseja que as futuras gestões do CTI continuem mantendo o nível de excelência do colégio, para que esse sempre esteja acima das metas estaduais. Além disso, afirma que deseja estreitar cada vez mais a relação com a reitoria da universidade, para aumentar cada vez mais a integração com a Unesp. 


O CTI oferece cursos técnicos em Mecânica, Eletrônica e Informática, nos quais os estudantes colocam em prática os conteúdos teóricos aprendidos em disciplinas. Os alunos também têm a oportunidade de desenvolver projetos junto com professores do CTI e docentes das Faculdades de Engenharia, Ciências, Artes, Arquitetura, Comunicação e Design da Unesp. 


Resultados anteriores


2019: 7,5 - Melhor do estado de SP - 4º melhor do país

2017: 7,4 - Melhor do estado de SP - 3º melhor do país

Em 2021, devido a pandemia, o Colégio não teve o índice IDEB calculado.


Últimas notícias

Casal de egressos fez cenografia do filme hollywoodiano “O Dublê” Os unespianos também foram convidados para o tapete vermelho do Festival de Cinema de Sydney
ICTP-SAIFR: escola sobre Física Biológica está com inscrições abertas O curso gratuito e presencial será aberto a todos os interessados
Presidente Prudente: inscrições abertas para Pós-graduação em Ciências Cartográficas A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp está com vagas abertas para mestrado e doutorado