6 coisas que todo mundo que estudou na UNESP Assis já fez | Alumni Unesp
24/08/2018

6 coisas que todo mundo que estudou na UNESP Assis já fez
Seja no RU, no bosque ou no Ex-tensão, todo ex-aluno vai ter uma história parecida

(Foto: Bruno Moreira/ Facebook)

Neste mês de agosto o câmpus de Assis da UNESP completou 60 anos. A antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letra (FAFIA) conta hoje com cerca de 1.800 alunos, que estudam em um dos cinco cursos de graduação, ou nas pós-graduações disponíveis.

Para homenagear a Faculdade de Ciências e Letras de Assis, relembramos situações que só quem estudou na UNESP Assis já viveu.

Veja quais são:

1. Se perder na parte de Biotec

(Foto: Cabio/ Reprodução)

O curso de Engenharia Biotecnológica existe desde 2003 e foi o primeiro curso de graduação nesta área de conhecimento oferecido na UNESP Assis. Para desenvolver os estudos e pesquisa, o curso conta com 29 laboratórios, mais blocos de salas exclusivos. Mas não se enganem porque toda essa infraestrutura organizada e sinalizada, como na foto, não é tão fácil de achar, não. Ou ainda de sair dela. A parte de Biotec fica à direita de quem entra no câmpus, quase no final da faculdade. Ficar perdido - por acaso ou não - é praticamente um fato para todo unespiano de Assis.

2. Dormiu nos puffs ou nos sofás do prédio da Biblioteca

São 1.454 m², dois andares e mais três unidades auxiliares. O prédio da Biblioteca "Acácio José Santa Rosa" conta com um acervo de quase 90 mil livros, fora os periódicos nacionais e internacionais, as teses e dissertações acadêmicas e mais as obras raras e coleções especiais. Para os estudantes, o prédio da Biblioteca é um lugar bastante querido e aconchegante, ponto de encontro para bater papo ou tirar uma soneca.

3. Cortou caminho pelo bosque para chegar até a Biblioteca

Essa pode ser uma situação tão corriqueira que você até se surpreendeu de vê-la aqui. O Bosque da UNESP é um patrimônio do município de Assis, com 46 espécies de árvores, espaço de socialização entre os estudantes desde o início da faculdade. Por isso, há quem prefira andar pelos caminhos de terra, forrados por folhas - que além de encurtar a distância, ainda oferece um pouquinho da tranquilidade da natureza.

(Foto: Natália Andrade/ Facebook)

4. Jogou (ou tentou jogar) sinuca no D. A.

Quem disse que o espaço do Diretório Acadêmico não é usado para momentos de descontração? A mesa de sinuca do D. A. é um convite para os unespianos se divertirem, aprenderem uma nova habilidade ou um motivo para se reunirem no antes ou no intervalo das aulas.

5. Tem alguma história do RU para contar

O câmpus de Assis tem um dos Restaurantes Universitários mais antigos da UNESP: funciona desde de abril de 1998. O restaurante tem capacidade para servir até 450 refeições por dia, tem aplicativo para distribuir senhas, e claro, um monte de situações engraçadas (às vezes nem tanto assim) de quem já passou por lá: uma desculpa para furar a fila do RU, paquerar na fila ou se surpreender com o cardápio do dia já que era dia da sua comida favorita.

(Foto: Sofia Deli/ Facebook)

6. Foi da UNESP para o Ex-tensão

Ex-tensão Universitária é do bar/ lanchonete que fica em frente ao câmpus da UNESP Assis; aquele bar que o pessoal vai depois da aula, depois do treino ou só para ver os amigos e conversar. O nome é estratégico (e curioso) porque faz um trocadilho com um dos tripés da formação acadêmica (ensino, pesquisa e extensão) e fica muito perto da universidade - uma extensão mesmo.