5 coisas que todo aluno do IA já viu ou viveu | Alumni Unesp
06/11/2019

5 coisas que todo aluno do IA já viu ou viveu
O Portal Alumni Unesp elencou as cinco situações mais comuns no Instituto de Artes. E aí, isso tudo é verdade?

O Instituto de Artes da Unesp (IA) completou 70 anos em janeiro. São 7 décadas dedicadas ao estudo, pesquisa e compartilhamento de conhecimentos sobre a Educação Musical, além de 37 anos para o ensino de Artes Visuais e 22 anos para as Cênicas. São três cursos de graduação mais três de pós graduação que reúnem cerca de 1.200 alunos no único campus da Unesp na capital paulista.

Todo câmpus da Unesp tem suas peculiaridades, mas este câmpus, que é orientado à produção artística, tem aspectos mais curiosos ainda! Se você estudou no IA, confere esta lista de 5 coisas que todo estudante já viveu no campus da Barra Funda:

1. Já ouviu alguém de música ensaiando pelas escadas

O número de estudantes de música é muito grande. E, às vezes, o melhor lugar para ensaiar é o mais inusitado. Na correria entre uma aula e outra, almoço, trânsito na capital, muitos alunos só têm tempo e espaço para ensaiar é nos corredores e nas escadarias dos prédios do IA. E não é incomum você sair de uma aula e dar de cara com um baita arranjo nos corredores. Dá até pra pegar um lanche, sentar por perto e curtir um som!

2. Já passou frio no pólo dos computadores

Todo unidade tem aquela sala na qual o ar condicionado fica ligado mais tempo para deixar o clima agradável - principalmente no calor. No pó-lo dos computadores, o ar condicionado fica ligado para resfriar o equipamento e todo ambiente fica parecido com a Sibéria!

Quem nunca saiu de casa em um dia de sol, e teve que colocar também o casaco na mochila para passar a tarde no pólo dos computadores, não é mesmo?

3. Já admirou a vista das escadas de incêndio, no 5º andar

No intervalo entre as aulas ou mesmo no final do dia, todo mundo quer um lugar pra ficar mais tranquilo. E quem descobriu esse visual do IA fez um bem para todos os alunos.

Da escada de incêndio do 5º andar, dá para ter uma vista panorâmica da Barra Funda. E o melhor de tudo: no fim da tarde ela fica de frente para o pôr do sol, o que torna o ambiente muito bem frequentado pelos alunos, servidores e até professores que querem dar uma espairecida.

4. Já viu uma exposição na galeria das artes visuais

O curso de Artes Visuais foi criado em 1977. Desde então, o ensino e a produção científica só cresceram, formando cada vez mais profissionais neste ramo.

Durante o período letivo, as produções são muitas em diferentes vertentes. Se você estava passando pela galeria de artes, já teve o prazer de encontrar uma "exposição" com peças feitos pelos estudantes e alunos com diversas ideias. Só nessas andanças você se inspirou muito, não é mesmo?

5. Já viu o elevador grandão sendo consertado

O Instituto de Artes é um dos poucos câmpus verticais da Unesp. Por estar em uma cidade como São Paulo, o formato de prédio se encaixou na proposta do Instituto, e hoje é uma das melhores infraestruturas dentre as universidades públicas.

Para se deslocar de um andar pro outro os alunos têm de recorrer aos elevadores. A demanda é tanta que os elevadores precisam dar aquela pausa - e você, provavelmente, já deve ter visto o maior dos elevadores passando por uma revisão.