“Escola sobre Matéria Ativa” será promovida pelo ICTP-SAIFR | Alumni Unesp
26/07/2024

“Escola sobre Matéria Ativa” será promovida pelo ICTP-SAIFR
As aulas serão gravadas e disponibilizadas de forma gratuita no Youtube

O Centro Internacional de Física Teórica - Instituto Sulamericano de Pesquisa Fundamental (ICTP- SAIFR) vinculado ao Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp está com novo evento programado. A “Escola sobre Matéria Ativa” ocorrerá entre os dias 30 de setembro a 4 de outubro. O encontro será presencial no IFT, câmpus de São Paulo, rua Jornalista Aloysio Biondi, 120,  Barra Funda. Entretanto, as aulas serão publicadas no canal do ICTP-SAIFR no YouTube, para acesso de todos interessados.

O evento é gratuito e será realizado em língua inglesa. Estudantes de pós-graduação e pesquisadores que desejem apresentar pôsteres precisam se inscrever pelo formulário até o dia 27 de julho.

A matéria ativa é um campo em rápido crescimento que envolve diversas comunidades científicas em Física, Biologia, Ciências Computacionais, Matemática Aplicada, Química e Engenharia. Numerosas aplicações surgem constantemente em sistemas biológicos, materiais inteligentes, medicina de precisão e robótica”, segundo  equipe do ICTP-SAIFR.

A Escola irá informar sobre abordagens teóricas bem testadas e bem-sucedidas, assim como discussão de resultados experimentais. Estão programadas palestras sobre aspectos fundamentais da matéria ativa e uma exposição pedagógica das suas tendências recentes.

Pesquisadores de diversos institutos do mundo participarão da escola, como Julia M. Yeomans da Universidade de Oxford no Reino Unido. Ela abordará Nemática Ativa e Mecanobiologia. Rodrigo Soto virá da Universidade do Chile para debater sobre  Modelagem Computacional de Sistemas Ativos. Da Universidade Brandeis nos EUA, Aparna Baskaran discutirá fundamentos teóricos da Matéria Ativa e Francesco Ginelli, pesquisador da Universidade de Insubria na Itália, informará sobre Física do Movimento Coletivo.

Para mais informações acesse o site do evento.

O que é o ICTP-SAIFR?

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisa vinculado ao Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp e ao Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics, localizado em Trieste (Itália). O instituto tem o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do Instituto Serrapilheira.

O centro está sempre oferecendo eventos para estimular o ensino em Física, há projetos voltados para a comunidade acadêmica, para professores de Física de escolas e alunos do ensino médio. As atividades são gratuitas e podem ser conferidas no cronograma de atividades do ICTP-SAIFR.