Em 2018 o Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP (PIAP) comemora 40 anos formando músicos — acadêmico e artistícamente — e divulgando o repertório para a percussão no Brasil.

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
De acordo com a organização, 23 integrantes — entre estudantes da graduação de Bacharelado em Percussão da UNESP, pós-graduandos e professores fazem parte do grupo. Até o ano passado, segundo informações do Grupo, 106 percussionistas passaram pelo PIAP e foram do Instituto de Artes da UNESP para o Brasil e o mundo: o Grupo PIAP tem ex-alunos em 40 países, nos cinco continentes.
Para comemorar o aniversário, o PIAP preparou série de eventos especiais, reunindo estudantes, egressos e convidados. A programação para este final de semana conta com concertos e debates sobre a percussão e a universidade.
Sexta-feira, 27 de julho
15h30, no Teatro 1 - Concerto IV
Iannis Xenakis — Rebonds B (1989)
Eliana Guglielmetti Sulpicio — Vernal (1988)
- Eliana Guglielmetti e Carlos Sulpicio (trompete)
Stuart Saunders Smith — Songs I-IX for Actor-Percussionist (1980–82)
Richard Rodney Bennett After Syrinx II (1984)
Franco Donatoni — Omar — 1º movimento (1985)
Edinei Lima — Repiques Marcantes (2004)
- Grupo Tribores: Edinei Lima, Dinho Gebara e Leandro Melque
Dieter Schnebel — Poem für einen Springer (1989)
Paulo Guicheney Iluminuras III, The girl with ash lips (2017)
Astor Piazzola — Oblivion (1982) — Arranjo (2018) :Claudia Oliveira [1993]
Astor Piazzola — Violentango (1974) (Arranjo (1993) :Claudia Oliveira e Valeri Zeidan [1994]
- Quarteto TACAP — Claudia Oliveira — Diretora Artística, Amanda Caetano, Rubens Alves e Sérgio
Licio Jr. Participação de Rodrigo Cleto e Gabriel Eller [PIAP]
17h, na Sala 116 - Mesa Redonda: Ampliação do programa de percussão da UNESP
Alberto Ikeda, Alexandre Biondi, Carlos Stasi, Rafael Y Castro e Vinicius Barros discutem estratégias para a ampliação do programa da Unesp, com foco nas atividades relacionadas à percussão popular. Mediação com Claudio Campos Altieri
20h, no Teatro 1 - Concerto V: Grupo PIAP
Orquestra de Berimbaus PIAP: Trabalho criado e dirigido por Fernando Miranda, coordenador Assistente do PIAP
- Mantra (2015)
- Nhemongaraí (2017)
- Toques (2018)
Syntax — Músicas de Heraldo Paarmann e Flavio Suete
Convidados especiais: Heraldo Paarmann (guitarra) e Flavio Suete (bateria)
- Heraldo Paarmann — Save the Heartbeat
- Paarmann e Suete — Sinistry
- Paarmann e Suete — One Step Further
BaterIA Piap: Trabalho dirigido por Rafael Y Castro, coordenador Assistente do PIAP.
Convidados especiais: Koke Guimarães ( cavaco e voz) e Alisson Amador (violão)
Integrantes atuais do PIAP e convidados: Ricardo Stuani, Gustavo Surian, Claudio Campos, Fernando Da Mata e Carol Blanco Silva
- Breques de Bateria e partido alto — Rafael Y Castro e BaterIA PIAP (2016–18)
- Seguindo teus passos — Koke Guimarães e Fábio Henrique (2002)
- Orum Ayê — Osvaldinho da Cuíca (Vai-Vai — 1982)
- Kizomba, festa da raça — Luiz Carlos da Vila (Vila Isabel -1988)
- Seleção de breques de Bateria e enredo — Rafael Y Castro e BaterIA PIAP (2016 a 2018)
- Seleção de breques: Baterias União da Ilha do Governador e Mocidade Independente de Padre Miguel (1998), Espetáculo Samwaad de Ivaldo Bertazzo, Bateria Estação Primeira de Mangueira(2005) e convidados do Ripa de Ouro/PIAP (2016)
28 de Julho — Sábado
10h, no Teatro 2 - Concerto VI: Carlos Stasi executa algumas de suas obras
- Li Sin (2017–18)
- Por mais de cinco horas (2002)
Participação especial: Alexandre Biondi, Vinicius Barros e Luiz Guello
Participação especial: Luiz Guello
14h, no Teatro 2 - Concerto VII
- Conexas — Luana Oliveira e Rosa Rhafa
Luana Oliveira e Rosângela Rhafaelle — Cantiga (2018)
Luana Oliveira — Entre rios (2017)
Luana Oliveira e Rosângela Rhafaelle — Cozinheiras (2017)
- Duo Amargem — Alisson Amador e Gustavo Surian
Alisson Amador — Mudança (2015)
Alisson Amador — Mandala nº3 (2016)
Alisson Amador — Fractal nº2 (2016)
Alisson Amador — Amargem (2015)
Alisson Amador — Fractal nº4 (2017)
Alisson Amador — Pé no chão (2017)
part. especial: Aquim Sacramento, Daniela Oliveira, Rogério Alves e Leandro Amorim
Gustavo Surian — Prossiga (2015)
16h, no Teatro 1 - Concerto VIII
Charles Wuorinen — Janissary Music (1966)
Rodolfo Valente — Revirada (2014)
Guinga e Aldir Blanc — Choro pro Zé (1993) (Arr. Aglae Frigeri)
Dan Trueman — Nostalgic Synchronic: Études for Digital Prepared Piano (2013) №1 Prelude
Marco Antonio Guimarães — Onze (1986)
Joachim Emídio C12H22O11 — Mutually Assured Destruction (2017)
Martin Herraiz — Última Curva (2016)
Rubens Lopes — Improvisação Coletiva [2018]
- Catarina Percinio, Gícia Amorim, Joachim Abreu, Nath Calan e Rubens Lopes
18h, na Sala 116 - Mesa Redonda: Música para percussão
Os compositores Flo Menezes, Arthur Rinaldi, Roberto Victorio e Carlos Stasi discutem a percussão e falam sobre seus trabalhos especialmente criados para o Grupo PIAP. Mediação com Leonardo Martinelli.
20h30, no Teatro 1 - Concerto de Encerramento: Grupo PIAP
Leonardo Martinelli — A vênus de Laussel
Arthur Rinaldi — Esboços do Sistema Solar
- Regente: Giovanni Aglio [2018]
Roberto Victorio — Algool
Essência do curso
Criado em 1978 pelo norte-americano John Boudler, professor titular do Instituto de Artes da UNESP, o Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP já recebeu quatro prêmios, realizou apresentações internacionais nos Estados Unidos, México e China, gravou dois LPs e 10 CDs. O Grupo PIAP também já foi eleito o Melhor Conjunto de Câmara na categoria Música Erudita pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2003.
Ao longo das quatro décadas de existência, o Laboratório de Percussão se configurou como referência para quem fez/ faz parte dessa história. De acordo com o Grupo, “o PIAP representa a própria essência do Curso, o espaço no qual todo trabalho pedagógico é testado e colocado em prática”.