Concertos e debates marcam comemoração de 40 anos do PIAP | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
27/07/2018
27/07/2018
Tempo de leitura: 4 min

Concertos e debates marcam comemoração de 40 anos do PIAP
Evento reúne estudantes, ex-alunos e convidados neste final de semana em São Paulo

Em 2018 o Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP (PIAP) comemora 40 anos formando músicos — acadêmico e artistícamente — e divulgando o repertório para a percussão no Brasil. 


(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)



De acordo com a organização, 23 integrantes — entre estudantes da graduação de Bacharelado em Percussão da UNESP, pós-graduandos e professores fazem parte do grupo. Até o ano passado, segundo informações do Grupo, 106 percussionistas passaram pelo PIAP e foram do Instituto de Artes da UNESP para o Brasil e o mundo: o Grupo PIAP tem ex-alunos em 40 países, nos cinco continentes. 


Para comemorar o aniversário, o PIAP preparou série de eventos especiais, reunindo estudantes, egressos e convidados. A programação para este final de semana conta com concertos e debates sobre a percussão e a universidade.


Sexta-feira, 27 de julho

15h30, no Teatro 1 - Concerto IV

Iannis Xenakis — Rebonds B (1989)

  • Wesley Lopes

Eliana Guglielmetti Sulpicio — Vernal (1988)

  • Eliana Guglielmetti e Carlos Sulpicio (trompete)

Stuart Saunders Smith — Songs I-IX for Actor-Percussionist (1980–82)

  • Daniela Oliveira

Richard Rodney Bennett After Syrinx II (1984)

  • Rafael Costa

Franco Donatoni — Omar — 1º movimento (1985)

  • Fernando da Mata

Edinei Lima — Repiques Marcantes (2004)

  • Grupo Tribores: Edinei Lima, Dinho Gebara e Leandro Melque

Dieter Schnebel — Poem für einen Springer (1989)

  • Zacarias Maia

Paulo Guicheney Iluminuras III, The girl with ash lips (2017)

  • Fábio Oliveira

Astor Piazzola — Oblivion (1982) — Arranjo (2018) :Claudia Oliveira [1993]

Astor Piazzola — Violentango (1974) (Arranjo (1993) :Claudia Oliveira e Valeri Zeidan [1994]

  • Quarteto TACAP — Claudia Oliveira — Diretora Artística, Amanda Caetano, Rubens Alves e Sérgio

Licio Jr. Participação de Rodrigo Cleto e Gabriel Eller [PIAP]


17h, na Sala 116 - Mesa Redonda: Ampliação do programa de percussão da UNESP

Alberto Ikeda, Alexandre Biondi, Carlos Stasi, Rafael Y Castro e Vinicius Barros discutem estratégias para a ampliação do programa da Unesp, com foco nas atividades relacionadas à percussão popular. Mediação com Claudio Campos Altieri


20h, no Teatro 1 - Concerto V: Grupo PIAP

Orquestra de Berimbaus PIAP: Trabalho criado e dirigido por Fernando Miranda, coordenador Assistente do PIAP

  • Mantra (2015)
  • Nhemongaraí (2017)
  • Toques (2018)


Syntax — Músicas de Heraldo Paarmann e Flavio Suete

Convidados especiais: Heraldo Paarmann (guitarra) e Flavio Suete (bateria)

  • Heraldo Paarmann — Save the Heartbeat
  • Paarmann e Suete — Sinistry
  • Paarmann e Suete — One Step Further


BaterIA Piap: Trabalho dirigido por Rafael Y Castro, coordenador Assistente do PIAP.

Convidados especiais: Koke Guimarães ( cavaco e voz) e Alisson Amador (violão)

Integrantes atuais do PIAP e convidados: Ricardo Stuani, Gustavo Surian, Claudio Campos, Fernando Da Mata e Carol Blanco Silva

  • Breques de Bateria e partido alto — Rafael Y Castro e BaterIA PIAP (2016–18)
  • Seguindo teus passos — Koke Guimarães e Fábio Henrique (2002)
  • Orum Ayê — Osvaldinho da Cuíca (Vai-Vai — 1982)
  • Kizomba, festa da raça — Luiz Carlos da Vila (Vila Isabel -1988)
  • Seleção de breques de Bateria e enredo — Rafael Y Castro e BaterIA PIAP (2016 a 2018)
  • Seleção de breques: Baterias União da Ilha do Governador e Mocidade Independente de Padre Miguel (1998), Espetáculo Samwaad de Ivaldo Bertazzo, Bateria Estação Primeira de Mangueira(2005) e convidados do Ripa de Ouro/PIAP (2016)


28 de Julho — Sábado

10h, no Teatro 2 - Concerto VI: Carlos Stasi executa algumas de suas obras

  • Li Sin (2017–18)
  • Por mais de cinco horas (2002)

Participação especial: Alexandre Biondi, Vinicius Barros e Luiz Guello

  • Santos (1999/2000)

Participação especial: Luiz Guello


14h, no Teatro 2 - Concerto VII

  • Conexas — Luana Oliveira e Rosa Rhafa

Luana Oliveira e Rosângela Rhafaelle — Cantiga (2018)

Luana Oliveira — Entre rios (2017)

Luana Oliveira e Rosângela Rhafaelle — Cozinheiras (2017)


  • Duo Amargem — Alisson Amador e Gustavo Surian

Alisson Amador — Mudança (2015)

Alisson Amador — Mandala nº3 (2016)

Alisson Amador — Fractal nº2 (2016)

Alisson Amador — Amargem (2015)

Alisson Amador — Fractal nº4 (2017)

Alisson Amador — Pé no chão (2017)

part. especial: Aquim Sacramento, Daniela Oliveira, Rogério Alves e Leandro Amorim

Gustavo Surian — Prossiga (2015)


16h, no Teatro 1 - Concerto VIII

Charles Wuorinen — Janissary Music (1966)

  • Ricardo Bologna

Rodolfo Valente — Revirada (2014)

  • Catarina Percinio

Guinga e Aldir Blanc — Choro pro Zé (1993) (Arr. Aglae Frigeri)

  • Leonardo Gorozito

Dan Trueman — Nostalgic Synchronic: Études for Digital Prepared Piano (2013) №1 Prelude

  • Leonardo Labrada

Marco Antonio Guimarães — Onze (1986)

  • Elson Oliveira

Joachim Emídio C12H22O11 — Mutually Assured Destruction (2017)

  • Joachim Emídio

Martin Herraiz — Última Curva (2016)

  • Nath Calan

Rubens Lopes — Improvisação Coletiva [2018]

  • Catarina Percinio, Gícia Amorim, Joachim Abreu, Nath Calan e Rubens Lopes


18h, na Sala 116 - Mesa Redonda: Música para percussão

Os compositores Flo Menezes, Arthur Rinaldi, Roberto Victorio e Carlos Stasi discutem a percussão e falam sobre seus trabalhos especialmente criados para o Grupo PIAP. Mediação com Leonardo Martinelli.


20h30, no Teatro 1 - Concerto de Encerramento: Grupo PIAP

Leonardo Martinelli — A vênus de Laussel

Arthur Rinaldi — Esboços do Sistema Solar

  • Regente: Giovanni Aglio [2018]

Roberto Victorio — Algool

  • Regente: Alisson Amador


Essência do curso

Criado em 1978 pelo norte-americano John Boudler, professor titular do Instituto de Artes da UNESP, o Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP já recebeu quatro prêmios, realizou apresentações internacionais nos Estados Unidos, México e China, gravou dois LPs e 10 CDs. O Grupo PIAP também já foi eleito o Melhor Conjunto de Câmara na categoria Música Erudita pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2003.






Ao longo das quatro décadas de existência, o Laboratório de Percussão se configurou como referência para quem fez/ faz parte dessa história. De acordo com o Grupo, “o PIAP representa a própria essência do Curso, o espaço no qual todo trabalho pedagógico é testado e colocado em prática”.


Últimas notícias

Unesp é 1ª colocada mundial em “Indústria, Inovação e Infraestrutura” O pódio foi compartilhado com 12 universidades de países como Canadá, Alemanha, Holanda, Coreia do Sul e Reino Unido
Assessor explica como a Agência Unesp de Inovação colabora para inovação e empreendedorismo A universidade pode ter diversas formas de parcerias com empresas através da agência
Evento sobre bioestimulantes une conhecimentos da Unesp e do setor empresarial Egressos são idealizadores do encontro e sócios da empresa AgrocomCiência