Signos, Comunicação e Unesp: conheça a carreira do ex-aluno Rafael Parigi | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
20/01/2022
20/01/2022
Tempo de leitura: 4 min

Signos, Comunicação e Unesp: conheça a carreira do ex-aluno Rafael Parigi
O unespiano conta como se tornou coordenador de Marketing e fechou parcerias com grandes marcas



Rafael Parigi é graduado em Relações Públicas (RP) pela Unesp, câmpus de Bauru (2016). O egresso conta que direcionou sua graduação para a área acadêmica, fazendo até uma Iniciação Científica internacional com a Universidade de Sevilha (ES). Ele acreditava que se tornaria um pesquisador, mas não sabia que ao aceitar uma proposta de estágio não convencional durante a graduação, estaria mudando o rumo de sua vida. Hoje, ele é coordenador de marketing de um dos sites mais lidos da América Latina e que possui mais de 8 milhões de usuários: a Astrolink


Além disso, Rafael é porta-voz do portal e responsável por organizar parcerias. Em sua trajetória profissional já fez parcerias com empresas como a Globo, a Melissa e, atualmente, com a Nestlé.


O egresso é de uma cidade do interior de São Paulo: Ibitinga. Ele conta que optou por RP na Unesp porque o reitor da universidade participou de um evento de apresentação de cursos em sua escola quando ele ainda estava no Ensino Médio. Rafael conta que ouvir sobre o câmpus de Bauru e o curso despertou seu interesse e curiosidade. “Senti que tinha a ver com o que eu buscava para minha vida”, declara.

 

 A Astrolink é uma empresa que divulga conteúdos sobre astrologia, tarot, espiritualidade e comportamento. O ex-aluno conta que era muito cético antes de entrar para a equipe, mas passou a gostar e se divertir com os temas. “Me interesso mais pelos arquétipos, com os conteúdos ligados a mitologia e as personas de cada signo. Aí fui começando a trabalhar com isso, me tornei uma referência no meio e foi lá [Astrolink] que fiz minha carreira até então”.


O unespiano já estava na equipe desde o começo do portal e auxiliou a desenvolver a marca do zero. Tudo começou com uma proposta de estágio inesperada durante a faculdade. “Um veterano de RP publicou em uma rede social se alguém se interessava por uma experiência profissional não convencional. Enviei meu currículo e fui aprovado para ser estagiário da equipe de marketing de uma de rede social de encontros. Basicamente, ajudava a divulgar e aumentar o alcance do negócio nos EUA”.


A empresa responsável optou por diversificar seus produtos e comprou o site Astrolink. “Então passei a ser responsável pela área de Marketing, tinha apenas 4 pessoas, era bem pequenininho. Acabamos transformando o portal no que ele é hoje, um dos sites mais lidos da América Latina”, explica Rafael. 


O egresso, agora, é responsável pela internacionalização da Astrolink e planeja divulgar a plataforma na na América do Norte. O site acaba de fechar uma campanha em parceria com a Nestlé, a Choco Astral. Os usuários fazem o seu “mapa astral” pelo site e os 5 participantes que tiverem as piores previsões astrais para o ano de 2022 ganharão um de ano de chocolates gratuitos como consolo. 


Campanha atual feita em parceria com a Nestlé. Foto: Divulgação.


Campanha de 2021, feita em parceria com a Melissa. Foto montagem: arquivo pessoal de Rafael Parigi.


Contribuições da Unesp na carreira e na vida profissional


O egresso conta que participou da Empresa Júnior de Relações Públicas, da TV Unesp, fez pesquisas acadêmicas, publicações científicas e organizações de colóquios. Rafael brinca: “Fiz um pouco de tudo, mas não era um nerd monótono, participei de todos os Inters, fui em muitas festas, só não dormi”.


Sobre sua Iniciação Científica feita em parceria com a Universidade de Sevilha, ele conta que tudo começou com a ideia de uma professora, a dra. Célia Hertz. Ela desejava fazer um estudo comparativo entre o Brasil e a Espanha, por meio de uma pesquisa de opinião sobre o ensino das Relações Públicas com a ajuda da tecnologia. 


A professora escolheu Rafael devido suas notas e participação em projetos. Com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em 2015, ele foi para Sevilha sem saber falar espanhol e tendo que fazer o estudo. No final, ele voltou para o Brasil dominando um novo idioma e se aproximou dos estudos sobre RP e novas tecnologias. Além de ter conhecido vários países: “aprendi muito sobre a cultura e geografia europeias, o que até então parecia algo muito distante”. Ele conta que foi muito acolhido em Sevilha e que a receptividade dos habitantes do Sul da Espanha lembra a receptividade dos brasileiros com turistas. 


Sobre a universidade, Rafael afirma que a sua formação impactou sua formação profissional e como pessoa. “Sinto que a Unesp é uma faculdade que forma as pessoas a nível político, nos faz entender como as coisas funcionam. Temos muitos professores de humanidades, que estão ligados com uma cultura de contestamento. Ao chegar na faculdade não temos essa percepção. Então entrei quadrado e sai desconstruído e, profissionalmente, acho que a universidade trouxe toda uma base teórica, mas aprendi a parte prática nos projetos de extensão e conversando com veteranos.


Para o futuro, Rafael deseja se tornar referência em Marketing Digital, gestão de equipes, gestão de negócios e internacionalização. Acompanhe a carreira do egresso na Astrolink e aproveite para conferir as previsões para o seu signo por meio do Instagram do portal.








Últimas notícias

Transformação social e cultura: conheça a egressa Larissa Dionisio A unespiana é formada em Relações Públicas e atua com projetos de impacto social
Câmpus de Araraquara: 5 vagas abertas para professores assistentes e substitutos As contratações são para atuar nas áreas de: Bioquímica, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Economia, Química e Física
“Tive contato com a desigualdade desmascarada”, conta egressa que atuou com refugiados Por dois anos, Suelen Nina Kanashiro atuou em uma Organização Humanitária