
Foto: Projeto Exposição Fotográfica Itinerante Nossa Costa.
O projeto de extensão “Exposição fotográfica itinerante ‘Nossa Costa” do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus do litoral paulista, criou uma exposição fotográfica, cujos fotógrafos são os moradores das comunidades costeiras de São Vicente e Santos (SP). Por enquanto, a exposição é virtual e possui uma página no Facebook, mas há perspectiva de realizar mostras presenciais em centros culturais e associações comunitárias, após a pandemia.
O objetivo do projeto é divulgar a interação da comunidade com o meio ambiente marinho e costeiro, no qual ela está inserida, através do olhar dos moradores locais. Dessa forma, as fotografias apresentam diferentes percepções da realidade: potencialidades, conflitos, demandas e necessidades sociais e ambientais. Essas características são importantes para informar e conscientizar o público sobre a realidade da região, que precisa de amparo governamental e civil para buscar direitos fundamentais.

Socó dorminhoco ou savacu (Nycticorax nycticorax), ave costeira, sobre as telhas de uma casa. Zona Noroeste, Santos, 2020.
Foto por Iracema.
Os organizadores do projeto reiteram que a fotografia é uma linguagem visual acessível e que dialoga com a percepção. O projeto também visa informar, por meio das imagens, sobre as reais formas de adaptação das comunidades costeiras perante as transformações socioambientais do litoral paulista.

Reflexo do céu no Rio dos Bugres. Zona Noroeste, Santos, 2020. Foto por Iracema.

Madeiras utilizadas para sustentar e construir as palafitas. Zona Noroeste, Santos, 2020. Foto por Aciana Bernardino.
Essa exposição tem o apoio da “Associação de Moradores do Mangue Seco e Butantã, da Zona Noroeste de Santos” e do “Instituto Ecofaxina". Essas organizações estão comprometidas com a valorização social e educação ambiental.
O Instituto Ecofaxina existe desde 2008 e já retirou mais de 60.847 kg de resíduos sólidos do mar, na região de Santos e São Vicente. A organização combate a poluição na região e precisa do apoio de voluntários. O voluntariado ocorre com atividades práticas como a retirada de lixo das praias e, também, com intervenções de educação ecológica. Entretanto, profissionais da Comunicação também são necessários, como jornalistas e social media.
A exposição “Nossa Costa” está precisando de mais visibilidade nas redes sociais, ajude a divulgar o trabalho do projeto e dos moradores, basta seguir e compartilhar os conteúdos da página no Facebook.