
“Laika, Tito e o Universo” é uma animação feita em stop motion para o público infanto-juvenil. O episódio piloto é resultado do TCC do egresso Victor Brites, formado em de Rádio, Televisão e Internet (RTVI) na Unesp em Bauru. O projeto audiovisual já foi reconhecido em premiações internacionais. Além disso, em 2023, foi selecionado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) e pela Lei Paulo Gustavo (LPG). Devido a esses editais, se tornará um curta-metragem.
A tradução de Stop motion seria algo parecido com “movimento parado”. Essa técnica consiste em tirar fotos sequenciais de objetos e colocá-las em ordem, formando um vídeo. Assim, os bonecos criam vida e movimentos em cenários feitos de maquetes.
O episódio “Laika, Tito e o Universo”, disponível no Youtube, foi selecionado por diversos festivais de cinema (ver abaixo), como o prêmio na categoria “Melhor Curta de Stop Motion” no Festival Internacional de Cinema de Singapura (Singapore International Film Festival) em 2021. No mesmo ano, também foi reconhecido como “Melhor Animação” na Premiação de Cinema de Paris (Paris Cinema Awards).
O egresso conta que tentou por três vezes ser selecionado pelo ProAc e teve sucesso em 2023. O programa estadual destina verbas para execução de diversos tipos de projetos culturais, como para produção de curtas audiovisuais. Assim, durante este ano e até janeiro de 2025, ele e outros integrantes do projeto irão converter o episódio em um curta-metragem.
Esse produto audiovisual será entregue para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (SCEIC-SP) e também para a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Bragança Paulista (SP). Pois, nessa cidade, o projeto foi selecionado pela LPG que repassa verbas federais através de editais para profissionais de cultura, de acordo com os municípios onde residem. Os processos seletivos e seus regulamentos são supervisionados pelo Ministério da Cultura.

Cena do episódio Laika, Tito e o Universo. Imagem: Gaviota Filmes
Victor conta que a finalidade de tentar a aprovação nos editais é poder dar continuidade ao projeto. O egresso criou uma produtora audiovisual para organizar o curta-metragem. “A ‘Gaviota Filmes’ foi a formalização de um coletivo de pessoas com quem colaboro há muito tempo, amigos que inclusive me ajudaram durante o meu TCC. Essa foi uma forma coletiva de assinar o curta de maneira mais profissional”, ressalta
Laika, Tito e o Universo
“Animação é uma história de ficção científica infanto-juvenil que acompanha dois irmãos órfãos (Laika e Tito) em suas aventuras em um planeta alienígena. O episódio piloto e o curta-metragem acompanham a jornada de Laika em criar sua própria nave com sucatas, para conseguir viajar até um satélite. Assim como os adolescentes de sua idade fazem”, explica o egresso.

Os irmãos Tito e Laika. Imagem: Gaviota Filmes
A decisão acerca do tema e o roteiro do episódio foi fruto de uma construção de processos, anotações e epifanias, segundo ele. “Sempre tive a vontade de fazer meu próprio desenho, a ideia é uma síntese das experiências estéticas que tive nos meus anos de formação de identidade e formação acadêmica”.
Victor conta que seu interesse em criar filmes e audiovisuais surgiu na infância e adolescência. Isso determinou sua escolha pelo curso de RTVI na Unesp durante sua fase pré-vestibular.
Para assistir o episódio piloto, acesse o Canal Laika, Tito e o Universo no Youtube. Para novidades e mais informações, há o perfil no Instagram @laikatito_stopmotion
Prêmios e seleções em festivais:
Indo Singapore International Film Festival
Best Stop Motion Short Film
Paris Cinema Awards
Best Animation
The Monthly Film Festival
Audience Award TMFF
Lift-Off Global Network Sessions
Official Selection
First Time Filmmaker Session
Milan Gold Awards
Official Selection