De volta à UNESP: a nova plataforma para se conectar a universidade | Alumni Unesp
23/07/2018

De volta à UNESP: a nova plataforma para se conectar a universidade
Atualização do Portal conta com serviços online e rede social para ex-alunos

Quem estudou na UNESP provavelmente já ouviu a expressão “sou unespiano até morrer”. E a partir agora este “dito popular” pode virar realidade: a UNESP criou um programa direcionado aos ex-alunos da universidade. O Portal Alumni UNESP é um ambiente digital para reconectar egressos e oferece diversos serviços gratuipara quem se cadastrar.

A plataforma é uma atualização do portal Sempre UNESP, que busca estimular a relação dos egressos com a universidade, para que a instituição continue colaborando com a trajetória dos alunos após a sua formação. Entre as funcionalidades do portal estão a divulgação de oportunidades no mercado de trabalho, acesso à biblioteca da UNESP e solicitação de documentos da faculdade. É por meio deste portal que o ex-aluno pode descobrir onde estão os colegas de turma, acessar informações sobre a universidade, eventos acadêmicos e dar continuidade a sua formação profissional.

Para participar desta rede, o ex-aluno precisa acessar o portal, criar um usuário e se cadastrar. Vale reforçar que o acesso é exclusivo para quem se formou — na graduação ou pós-graduação lato e stricto sensu — na UNESP. Para quem se formou antes dos anos 2000, o cadastro precisa de confirmação da unidade do egresso, uma vez que as informações sobre o ex-aluno podem não estar inseridas no sistema. O A interface do Portal Alumni UNESP é atrativa e simples, o que facilita a navegação. Conheça o passo-a-passo para se inscrever na plataforma:

Mudanças

O Portal Alumni UNESP é uma novidade, mas o esforço da instituição para se reconectar com os ex-alunos, nem tanto.

Já na década de 1990 a UNESP, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), buscava incentivar a criação de Associação de Ex-Alunos. Em 1991 a instituição tinha contato com 10 associações existentes, 2 associações em processo de criação, 3 associações com previsão de criação em 3 campi e 9 unidades universitárias sem previsão de criação de Associação de Ex-alunos. Nessa época, a UNESP vivia seu primeiro ciclo de expansão (1988–2001), contava com 14 unidades e com encampação de Bauru e Presidente Prudente.

Os esforços para mapear os egresso da universidade se fortaleceram por conta da internet, que possibilitou, em 1999, a criação de um banco de dados para que os ex-estudantes cadastrarem seus currículos para a divulgação em empresas e entidades interessadas. Mas, como as ferramentas para este tipo serviço ainda não eram tão acessíveis, esta iniciativa não foi bem sucedida.

Depois disso o vínculo com os egressos voltou a ser discutido somente em 2008, no Fórum de Vice-Diretores da UNESP, realizado na Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Depois da discussão foi apresentado o Sistema de Egressos do Campus de Jaboticabal, que foi disponibilizado pela diretora da unidade a todos outros campi que tivessem interesse em aplicá-lo.

A articulação para construir um projeto dedicado aos ex-alunos ganhou espaço em 2012 quando a PROGRAD inclui no Plano de Desenvolvimento Institucional a reconexão com os egressos da graduação. A partir daí começaram as reuniões entre os campi e egressos indicados para discutir e elaborar as atividades em conjunto. Naquele ano foram identificadas 30 unidades que estariam desenvolvendo atividades entre os ex-alunos, e outras 19 que indicavam sugestões para o futuro.

Em 2013 a PROGRAD realizou o Fórum sobre o Programa Institucional de Egressos da Unesp, no campus de Marília, reunindo vice-diretores, professores e servidores técnico-administrativos de diversas unidades. Foi neste encontro que as ações que já eram realizadas com os ex-alunos foram apresentadas e outras novas, discutidas. A partir deste encontro surgiu o Portal Sempre UNESP e a criação do logo desta iniciativa, que tinha como objetivo “estabelecer um relacionamento contínuo e permanente de troca de cada estudante com a instituição formadora”.

As constantes mudanças das tecnologias digitais, do público de egressos e das redes sociais, demandaram transformações para esta iniciativa. E por isso, há cerca de um ano, um time de profissionais das áreas de comunicação, tecnologia da informação, entre outras, se juntou à UNESP para modernizar o portal que seria o ponto de encontro de quem já se formou com a universidade. O Portal Alumni UNESP é uma atualização do Sempre UNESP, que reúne formação de redes de contatos, acesso ao acervo bibliográfico da universidade, a solicitação de serviços acadêmicos e a divulgação de oportunidades de trabalho em um só lugar.

Um clique

O diferencial do novo portal está na diversidade de serviços disponíveis online. Basta um clique para acessar o Portal Alumni UNESP e conhecer as cinco abas de navegação.

"Minha Conta" é o espaço para se cadastrar na plataforma, editar as informações pessoais e criar um currículo online. A parte de "Notícias" conta com reportagens sobre o mercado de trabalho, cotidiano, eventos da UNESP e atividades dos egressos.

Solicitar o histórico escolar ou a segunda via do diploma nunca foi tão fácil: com a ferramenta "Serviços Acadêmicos" basta especificar a demanda e fazer o pedido. Já em "Biblioteca", o ex-aluno pode acessar todo o acervo de livros e artigos da UNESP sem custo e de qualquer lugar.

O Portal conta também com uma área dedicada ao mercado de trabalho, a aba "Oportunidade", a qual apresenta vagas de emprego ofertadas pelas empresas inscritas no sistema. Tem também a "Reconexão", a “rede social” do Portal Alumni UNESP, que possibilita o encontro de colegas de turma e formação de contatos pessoais e profissionais.