Pesquisadores sem vínculo com a Unesp poderão utilizar os laboratórios da universidade | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
05/06/2021
05/06/2021
Tempo de leitura: 4 min

Pesquisadores sem vínculo com a Unesp poderão utilizar os laboratórios da universidade
Com criação de nova plataforma, a universidade compartilhará estruturas, equipamentos e serviços de suas centrais de pesquisa



Nesta semana firmou-se uma parceria entre a FUNDUNESP (Fundação para o Desenvolvimento da UNESP) e a FUSP (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo), com intuito de compartilhar serviços e equipamentos dos laboratórios com pesquisadores de outros institutos e empresas.


Assim, está sendo organizada a “Plataforma Multiusuários Unesp”, que tornará o parque de equipamentos da Unesp visível ao público, facilitando e democratizando o acesso. Serão organizadas “Centrais Multiusuários”, com informações sobre cada laboratório da universidade que compartilhará seus serviços, equipamentos e materiais. As instruções para o cadastramento das centrais estão disponíveis no site da FUNDUNESP.


Essas Centrais Multiusuários são instalações de apoio a pesquisa, nas quais o usuário terá auxílio de técnicos especialistas para operar os equipamentos de pesquisa. Esses laboratórios não têm fins lucrativos, são cobrados valores de manutenção do ambiente e de suas estruturas.


O compartilhamento mais amplo dos laboratórios e equipamentos era uma demanda dos pesquisadores da Unesp e da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A iniciativa é benéfica porque aumenta a interação entre os diferentes grupos de pesquisa, o que pode gerar contribuições mútuas e inovações. Além disso, garante a transparência às agências de financiamento e auxilia o usuário na busca do equipamento necessário para sua pesquisa, análise de dados ou desenvolvimento tecnológico.


Em entrevista à Assessoria de Imprensa da FUNDUNESP, o Diretor Presidente da Fundação, prof. dr. Edson Capello, explicou que na próxima semana serão realizadas reuniões com os pesquisadores que têm interesse em aderir a plataforma. Além disso, ele afirma que “a Plataforma Multiusuários é uma ferramenta muito importante no campo da pesquisa e da inovação e contribuirá, em curto prazo, consideravelmente para o fortalecimento e avanço das pesquisas em nossa Universidade, ampliando também a prestação de serviços para a comunidade científica. Ficamos muito satisfeitos de poder exercer nosso papel de Fundação de Apoio da Unesp para que isso fosse possível”.


A FUNDUNESP será a gestora administrativa e financeira da Plataforma Multiusuários, as informações sobre as centrais de pesquisa irão ser publicadas no próprio site da instituição e, também, no portal USP Multi, uma vez que a iniciativa é fruto de um convênio entre ambas universidades.


Na USP Multi já há uma central disponibilizada pela Unesp, que é a Central Multiusuário Unidade de Pesquisa Experimental (UNIPEX) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). A UNIPEX existe desde 2011 e, atualmente, compartilha sua estrutura, serviços e equipamentos para pesquisadores de outras instituições e empresas. Para mais informações sobre este laboratório assista o vídeo disponível no canal do Youtube “FMB - Unesp”.


Para mais informações e dúvidas entre em contato pelo email: plataforma.emu@fundunesp.org.br



Últimas notícias

Egressa conta sobre sua atuação como veterinária nutricionista na Austrália Marcela Ogawa Sampaio, formada em Jaboticabal, destaca a importância da área para a saúde animal
Egressos podem acessar materiais exclusivos da Coordenadoria Geral das Bibliotecas da Unesp Através de plataformas assinadas, a universidade oferece artigos, cursos, livros, obras ficcionais e até partituras
Unesp divulga concurso público com 22 vagas e salários em até 12 mil reais O processo seletivo é organizado pela Vunesp e as inscrições se encerram no dia 5 de agosto