Eventos Unesp: I Simpósio Internacional de Educação Sexual do CENPE | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
04/08/2022
04/08/2022
Tempo de leitura: 4 min

Eventos Unesp: I Simpósio Internacional de Educação Sexual do CENPE
O encontro será virtual, aberto a todos e ocorrerá entre os dias 9 e 12 de agosto



O I Simpósio Internacional de Educação Sexual do CENPE (Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência "Dante Moreira Leite") acontecerá de forma remota, entre os dias 9 e 12/08/2022 nos períodos da manhã e da tarde. O centro é uma unidade auxiliar da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da Unesp no câmpus de Araraquara. O objetivo desse encontro é informar e debater sobre a importância da Educação Sexual. Para participar é preciso preencher o formulário do evento.  


O Simpósio terá a participação de pesquisadores nacionais e internacionais que são especialistas no tema. O evento será aberto e gratuito para todos os interessados e abordará temas como a informação sobre sexualidade, Educação Sexual e violência sexual infantil, sempre mantendo o foco nos direitos humanos.


A importância do debate sobre Educação Sexual


A informação e conscientização sobre sexualidade e Educação Sexual está relacionada com evitar crimes sexuais contra crianças e violências contra mulheres ou pessoas LGBTs. 


Segundo dados do governo federal, entre os meses de janeiro e dezembro de 2021, ocorreram 18.681 denúncias sobre violência sexual envolvendo menores. A Agência Brasil ainda afirma que esses dados podem ser subnotificados e que a maioria desses crimes não é notificada. Assim, reitera-se a importância da Educação Sexual e dos temas abordados pelos pesquisadores.


O assédio sexual também é uma problemática em nosso país. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a cada 10 minutos uma mulher sofreu violência sexual durante o primeiro semestre de 2021.


Outros índices de violência contra as mulheres aumentaram com a pandemia como o feminicídio, que aumentou em 22% em 12 estados brasileiros, considerando somente o primeiro semestre de 2020.


Ainda no começo da pandemia, alguns pesquisadores como Boaventura Santos Souza, já haviam previsto o aumento das violências contra as mulheres, pois em períodos de crises e guerras esses índices costumam aumentar. Segundo o autor e dados do FBSP, metade dessas violências ocorrem dentro da casa onde elas vivem.


Questões como desigualdade de gênero, que legitimam essas violências, também fazem parte das pesquisas dos especialistas do simpósio.


Além disso, ressalta-se que o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). Já faz 13 anos que estamos no topo dessa lista.


Quem serão os palestrantes do Simpósio


A primeira palestra será feita pela Profa. Maria Teresa Vilaça, com o tema “Educação em Sexualidade Inclusiva”. A exposição será feita na terça-feira (9/08) de 8h às 10h. Atualmente, ela é docente auxiliar na Universidade de Minho em Portugal, onde realizou seu mestrado e seu PHD em Ciência da Educação. 


O segundo palestrante será o Prof. Marcos Ribeiro que escreve sobre sexualidade há anos, é autor de mais de 20 livros e quase duas dezenas de artigos. Já atuou como parecerista com o Ministério da Educação e realizou trabalhos com a Unesco. Hoje, é mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual da Unesp. Sua exposição ocorrerá na quarta-feira (10/08) de 14h às 16h, com o tema “Educação Sexual: Estratégias e recursos para o trabalho com crianças, adolescentes e família”. 


No terceiro dia ocorrerá a palestra “Violência sexual contra crianças e adolescentes: prevenção e enfrentamento” na quinta-feira (11/08) das 14h às 16h. A palestrante será a Profa. Dra. Andréa Cristina Martelli que é graduada em Pedagogia pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e também é mestre e doutora em Educação pela (Unicamp) Universidade Estadual de Campinas. A docente é autora e organizadora de livros sobre o tema, como “Gêneros e sexualidades: em tempos de (re)existência”. 


Já no dia 12/08 (sexta-feira), de 8h às 10h, será realizada a palestra “Educación Sexual y Ética Remota” do Prof. Dr. Félix Lópes Sánchez. O docente atua na Universidade de Salamanca (Espanha) e também é autor de diversos livros sobre o tema. 


Para dúvidas ou mais informações entre em contato pelo email: cenpe.fclar@unesp.br



Últimas notícias

Câmpus de Araraquara: 5 vagas abertas para professores assistentes e substitutos As contratações são para atuar nas áreas de: Bioquímica, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Economia, Química e Física
“Tive contato com a desigualdade desmascarada”, conta egressa que atuou com refugiados Por dois anos, Suelen Nina Kanashiro atuou em uma Organização Humanitária
Clube do Livro Sci-SAIFR: “O mundo assombrado pelos demônios” O debate virtual sobre a obra acontecerá no dia 17 de abril