
O método pilates pode ser um aliado da Fisioterapia tanto para prevenir lesões quanto para reabilitar pacientes lesionados ou em pós-cirúrgico, como explica Aécio Hamamoto. O profissional é formado pela 4ª turma de Fisioterapia da Unesp, no câmpus de Marília (SP). Hoje, ele é sócio do “Equilíbrio Pilates e Fisioterapia” em Araçatuba (SP).
“Desde que concluí a faculdade, busquei realizar diversos cursos para acrescentar na minha formação, como pilates, acupuntura e reabilitação neurofuncional, por exemplo. De todos esses, o pilates é o que mais utilizo em conjunto com a Fisioterapia. Atualmente, penso no meus pacientes de forma global e integrada, utilizo todos esses conhecimentos para atingir os objetivos dentro de cada tratamento”, explica o egresso.
Aécio explica que em seus atendimentos utiliza os aparelhos do pilates, assim como técnicas e conceitos. A prática contribui para postura, flexibilidade, fortalecimento, concentração, respiração e consciência corporal. Devido a isso, os pacientes conseguem evoluir mais rápido, de acordo com o profissional. “Conseguimos trabalhar diversas queixas com apoio desse método, seja alguma dificuldade de mobilidade, fraqueza ou dores, que podem estar ligadas a lesões ou processos de reabilitações cirúrgicas”, conta.
Prevenção
O egresso afirma que as pessoas costumam esperar um quadro de dor física se agravar para procurar um médico e receber um encaminhamento para Fisioterapia. Entretanto, a prevenção é o melhor caminho para evitar complicações, dores leves e incômodos podem ser tratadas diretamente com um fisioterapeuta. Aécio explica que profissionais da saúde possuem autonomia, por isso não é necessário um encaminhamento para começar as práticas preventivas.
“Alguns pacientes chegam até nós por interesse no pilates e afirmam que não têm nenhuma dor, mas na avaliação podemos perceber um encurtamento na musculatura da perna, por exemplo. Assim, traçamos um plano terapêutico para evitar problemas futuros e trabalhar de acordo com cada corpo”, explica.
A experiência do egresso com Fisioterapia preventiva começou há mais de uma década. Em 2013, Aécio participou do “Projeto Bem Estar”, que oferecia esses recursos para população idosa de Araçatuba, através do patrocínio de empresas da cidade. Em sua trajetória profissional, o fisioterapeuta já fez atendimentos domiciliares e atuou no Centro Especializado em Reabilitação (CER) da APAE através do SUS.
“A Unesp teve uma grande contribuição para a formação do profissional que sou hoje. Uma das coisas mais importantes que carrego é a busca por artigos científicos e conteúdo de qualidade, para embasar meus atendimentos e proporcionar uma atuação preventiva e ações de reabilitação baseadas em evidências científicas”. O fisioterapeuta também ressalta que o curso fez com que ele entendesse a importância de fornecer um atendimento de qualidade e com atenção em cada paciente.
Para acompanhar a carreira do egresso e saber mais sobre Fisioterapia e pilates, há o perfil no Instagram @equilibrio_pilates_fisio