Egresso e pró-reitor explica parceria entre Unesp, USP e Unicamp em apoio às pesquisas em Tecnologias Assistivas | Alumni Unesp
19/08/2024

As três universidades lançaram um edital de incentivo às pesquisas que beneficiam pessoas com deficiência

Egresso do curso de Química Tecnológica campus de Araraquara, Prof. Dr. Edson Cocchieri Botelho é o atual pró-reitor de pesquisa da Unesp. Ele e a equipe da pró-reitoria da USP e da Unicamp elaboraram editais de pesquisas para beneficiar projetos que estudem sobre Tecnologias Assistivas. Essas têm como finalidade o apoio a pessoas com deficiência (PCD).

Edson explica que qualquer tecnologia, produto, equipamento, estratégia ou serviço que facilite a inclusão social pode ser considerada uma tecnologia assistiva. Essas são responsáveis por promover autonomia e mais qualidade de vida a PCDs. Ele também afirma que é a primeira vez que a Unesp, Usp e Unicamp lançam um edital como esse.

“É a 1ª vez que ocorre uma parceria entre as três universidades paulistas para incentivar os estudos sobre essa temática. As pró-reitorias de pesquisa são responsáveis para avaliar os impactos das pesquisas desenvolvidas, também buscamos dar apoio aos pesquisadores e criar articulações com outras instituições. As tecnologias assistivas estão sendo consideradas como de extrema importância, pois é algo que a sociedade precisa”.

O pesquisador também ressalta sobre a relevância do trabalho em equipe na Unesp que resultou no edital. "O trabalho do assessor Celso Marino foi fundamental para alcançarmos o resultado final", complementa.

Os editais destinarão até R$ 500 mil para equipes de pesquisa compostas por dois docentes dos quadros permanentes de cada universidade que irão trabalhar com dois pesquisadores de outras instituições de ensino superior paulistas. As universidades estão investindo no total R$ 10 milhões para projetos nessas áreas.

O valor poderá custear: materiais bibliográficos, impressos ou digitais; softwares, aquisição de base de dados e informação; equipamentos de informática; bolsas de iniciação científica ou tecnológica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado, entre outros.

Edson reforça que se essa estratégia de pesquisa for bem executada poderá ultrapassar os muros da Unesp. Através da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado, os projetos poderão alcançar a sociedade. Por meio da divulgação dos resultados, também é possível conseguir parcerias ou incentivar a criação de startups.

“É importante destacar também que os editais permitem a união de várias áreas do conhecimento, promovendo estudos interdisciplinares”, afirma o pró-reitor.

Ele também ressalta que esses estudos não estão partindo do zero, pois há grupos sobre esse tema dentro da Unesp, por exemplo. No campus de Bauru, há o grupo de pesquisa "Design e Tecnologia Assistiva", vinculado ao Laboratório de Ergonomia e Interfaces e ao Centro Avançado de Desenvolvimento de Produtos (CADEP) do Departamento de Design e ao Programa de Pós-graduação em Design.

Enquanto no campus de Marília, há o grupo de pesquisa "Deficiências físicas e sensoriais", que possui enfoque multidisciplinar. Já na Unesp em Guaratinguetá, há o projeto de Tecnologia Assistiva da Faculdade de Engenharia e Ciências (FEG) em parceria com a APAE.

FAPESP apoiará Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva no campus de Bauru

Edson explica que a comunidade acadêmica está voltando o olhar para a importância das Tecnologias Assistivas. Dessa forma, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo também lançou, em paralelo, um edital para criação de 21 novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD).

O novo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CMDTA), no campus de Bauru, será responsável por criar tecnologias para sistema braile e novas próteses e órteses.

Já o Centro de Tecnologias Assistivas para as Atividades da Vida Diária, sediado na Escola Politécnica da USP, será parceiro de pesquisas da Unicamp, da Unesp, da Federal do ABC (UFABC) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O tema dessas serão as tecnologias avançadas, como exoesqueletos e cadeiras de rodas motorizadas.

A FAPESP também formalizará uma parceria entre os novos CCDs e a Secretaria da Pessoa com Deficiência, para tratar de assuntos voltados à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas.