Egresso cria projeto que permite fazer download de diplomas pelo Portal Alumni | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
30/04/2021
30/04/2021
Tempo de leitura: 4 min

Egresso cria projeto que permite fazer download de diplomas pelo Portal Alumni
A partir deste ano, a Unesp passará a emitir diplomas digitais para estudantes da graduação




Vitor da Silva Palacios é formado em Tecnologia em Logística e Transportes pela FATEC e, também é bacharel em Filosofia pela Unifesp. Seu contato com a Unesp começou em 2011, quando passou no concurso para trabalhar como técnico-administrativo no grupo responsável pela emissão de diplomas na universidade. Em 2018, Vitor ingressou no Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Unesp e com sua pesquisa conseguiu auxiliar a instituição adotar os diplomas digitais. Essa inovação é capaz de reduzir pela metade o tempo de espera dos egressos e ajuda economicamente a faculdade, além de ser uma opção mais segura e ecológica. Será possível inclusive, acessar o documento digitalizado pelo Portal Alumni. 


Exemplo de diploma digital que poderá ser impresso pelo formando.


O servidor explica que após a cerimônia de colação de grau, a universidade entregará o diploma de forma automática via email institucional. Os recém-formados receberão uma URL que os levará a uma página da web, onde será possível fazer o download do documento. Existem dois mecanismos que garantem que o certificado é verdadeiro: um código de validação e um código de barras bidimensional, mais conhecido como QR Code. Para verificar a autenticidade de um diploma da Unesp,  basta entrar neste site e digitar o código.


Os novos diplomas digitais também poderão ter sua validade confirmada por meio do verificador online do ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), para isso é preciso ter o arquivo no formato XML, que será disponibilizado ao ex-aluno pelo email.


Solução de problemas no ambiente acadêmico


O técnico conta que “a Logística é um dos principais fatores de sucesso nas organizações públicas e privadas e sua importância acabou sendo intensificada neste momento. Devido aos os desafios impostos pela pandemia”. Segundo Vitor, sua escolha de ter cursado Filosofia, também foi relacionada à busca de soluções, pois uma visão mais humanista auxilia a “encarar os desafios do nosso século”.


Ele acredita que as pesquisas acadêmicas são essenciais para solucionar problemas. O Mestrado Profissional na Unesp tem como objetivo que os estudantes ajudem a resolver questões relacionadas a suas áreas profissionais. Assim, o servidor uniu sua experiência de trabalho com os ensinamentos de suas disciplinas para conseguir alcançar esse objetivo e, além disso, auxiliar o Grupo Técnico de Registros Acadêmicos da Secretaria Geral, no qual atua.


A motivação do servidor para ingressar no mestrado foi a sua participação na Escola Unesp de Liderança e Gestão, que busca apoiar a formação de servidores técnico-administrativos em nível de pós-graduação. No site desse projeto há cursos gratuitos e abertos a todos os interessados. 


O egresso explica que a Escola estimula a construção de projetos, ações ou propostas que auxiliem as atividades de gestão da Unesp, em suas dimensões administrativas, pedagógicas e financeiras. O projeto de digitalização dos diplomas se encaixa nessas diretrizes e auxilia a instituição. 


“A Unesp é uma universidade pública e gratuita, que está entre as maiores e melhores do país e da América Latina e eu, enquanto servidor público, sinto-me grato por poder contribuir com a Universidade na consecução de sua missão”. 


Em breve será possível fazer o download dos diplomas pelo site do Portal Alumni. Quando o projeto estiver concluído, publicaremos dicas para auxiliar os egressos a fazer esse processo. 







Últimas notícias

Transformação social e cultura: conheça a egressa Larissa Dionisio A unespiana é formada em Relações Públicas e atua com projetos de impacto social
Câmpus de Araraquara: 5 vagas abertas para professores assistentes e substitutos As contratações são para atuar nas áreas de: Bioquímica, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Economia, Química e Física
“Tive contato com a desigualdade desmascarada”, conta egressa que atuou com refugiados Por dois anos, Suelen Nina Kanashiro atuou em uma Organização Humanitária