
Uiara Araújo é nascida em Ilha Solteira (SP), mas durante sua infância nunca pertenceu a apenas um lugar, a sua família se mudava com frequência devido ao trabalho de seu pai. Assim, a jovem passou por diversos colégios e sempre participou de vários projetos escolares, incluindo grupos de Teatro. Quando ainda era pequena, brincava de interpretar uma apresentadora de um programa de culinária, enquanto ensinava receitas a sua irmã. Essa brincadeira teatral acabou se tornando realidade, hoje, a jornalista, formada pela Unesp, é uma das apresentadoras do Tastemade Brasil e tem seu próprio canal de culinária no Youtube, o Le Plat du Jour, com cerca de 130 mil inscritos.
Atualmente, Uiara mora a cerca de 9 mil km do interior paulista: na França. Onde realizou seu sonho de ter seu próprio programa de culinária, entretanto essa trajetória profissional não aconteceu da noite para o dia.
Quando estava na fase de escolher um curso universitário, Uiara estava em dúvida entre Jornalismo, Teatro ou Imagem e Som, assim prestou alguns vestibulares e acabou sendo aprovada em Jornalismo no câmpus de Bauru.
Após a sua graduação, a egressa passou a escrever para um jornal diário, O Atibaiense, de Atibaia (SP) e, posteriormente, foi contratada pela Editora Abril, onde trabalhou por quatro anos. Uiara atuou como repórter de textos e vídeos para o site da revista Veja São Paulo e trabalhou em especiais para a Veja Comer & Beber. “Foi aí que me apaixonei de vez por esse universo culinário”, declara a unespiana.
Nessa experiência, a jornalista também percebeu que "gostava muito de uma câmera”, devido aos vídeos que fez com grandes chefs paulistanos. Com o passar dos anos, a Editora Abril acabou fechando algumas revistas gastronômica e, além disso, Uiara começou a sentir vontade de voltar a estudar.
Mudança para a França e novos rumos
Motivada pela vontade de estudar e se dedicar ao audiovisual, Uiara se candidatou a um mestrado profissional em Cinema Documentário na Universidade Paris VIII e foi aprovada em 2011.
“Quando iniciei o mestrado, já sabia que gostaria de criar algo como o Le Plat du Jour [Prato do Dia]. Comecei o blog assim que me mudei para a França, por estar estudando audiovisual e também porque era uma época em que canais de gastronomia estavam em alta no Youtube, assim acabei começando a fazer vídeos de receitas. No começo da minha graduação, também tive vontade de fazer algo ligado a viagens, então criei esse formato em que na primeira parte do vídeo eram mostradas informações turísticas e, em seguida, vinha a parte culinária”.
Uiara conta que o seu canal no Youtube surgiu de forma espontânea. “Quando eu trabalhava na Editora Abril, não pensava em ser uma vlogger [pessoa que produz vídeos para internet], tudo isso foi acontecendo naturalmente”.
“Minha preocupação maior é produzir conteúdos pertinentes. A dificuldade é que o algoritmo exige que os produtores publiquem com uma frequência diária, assim alguns acabam filmando o cotidiano ou fazendo dancinhas do Tik Tok. Sou meio avessa a isso, porque acho que instiga sentimentos negativos nas pessoas, elas não estão vendo algo que é real e ficam consumindo conteúdos vazios, por isso tento sempre criar um conteúdo informacional, em que as pessoas possam aprender algo”.
Le Plat du Jour e Rendez-vous à Paris: a união entre Comunicação e Culinária
Uiara afirma que busca sempre trazer informações históricas que estão por trás dos pratos e ingredientes que utiliza, assim como a parte histórica dos locais que ela visita. Além de ensinar um pouco sobre a língua francesa e a cultura local.
O Tastemade Brasil faz parte de uma rede internacional de criadores de conteúdos voltados para gastronomia, onde a egressa apresenta a série de vídeos Rendez-vous à Paris (Encontro em Paris). Tanto nesse canal quanto em seu próprio, o Le Plat du Jour, a jornalista publica vídeos sobre locais históricos e desvenda cantinhos de Paris, cada um com uma história única e relações diferentes com a culinária francesa, em seguida, ela apresenta as receitas.

No Youtube a egressa mostra técnicas e dicas práticas para culinária. Imagem: Uiara Araújo.
A egressa comenta que se pudesse deixar um conselho para quem está se formando agora na Unesp, diria para não deixarem de acreditar em seus sonhos, pois acabou realizando os sonhos que tinha quando era estudante.
“É meio clichê falar isso, mas acho que temos que manter a chama acesa dos sonhos que temos durante a faculdade, porque é muito fácil ser devorado no mercado de trabalho e, quando nos damos conta, estamos sendo consumidos por uma oportunidade que apareceu, mas que não tem muito a ver com que a gente sonhava. Então acho que manter os nossos sonhos é muito importante para conquistar nossos objetivos e nos sentirmos realizados”, conclui a egressa.
Para acompanhar as criações audiovisuais da egressa, siga a sua página no Instagram @uiararaujo e se inscreva no seu canal no Youtube.